Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio terá segunda edição virtual neste ano

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Devido à pandemia, fiéis não poderão ir até o santuário. No dia votivo, em 26 de maio, ocorrerá um drive-thru com benção aos motoristas e passageiros e coleta de alimentos.

Foto: Divulgação / Leandro Ávila

A Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio vai ocorrer novamente de forma virtual por conta das restrições e protocolos de prevenção à Covid-19. Este é o segundo ano consecutivo que o Santuário, situado em Farroupilha, não poderá receber os fiéis de forma presencial.

Para marcar a data e promover alguma forma de encontro com os devotos de Nossa Senhora de Caravaggio, no dia votivo, em 26 de maio, será realizada a 1ª edição do Drive-Thru da Fé. A ação vai ocorrer das 8h às 16h e contará com bênção aos motoristas e passageiros, além de recolhimento de doações de alimentos não perecíveis. Posteriormente, as doações serão encaminhadas para as entidades cadastradas junto ao Gabinete da Primeira-Dama de Farroupilha.

Já as missas celebradas no dia 26 serão transmitidas virtualmente pelas redes sociais do Santuário, como ocorre desde o início da pandemia. A igreja estará fechada e não haverá estrutura de apoio disponível para os romeiros. A ideia é não incentivar a ida de pessoas ao Santuário, conforme explica o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza. “Nós temos uma romaria novamente em meio à uma pandemia e, por isso, as restrições quanto as aglomerações fazem com que evitemos o encontro, a celebração em que acolhíamos milhares de pessoas. Então, esse ano, a nossa romaria será on-line; nos dias nós não teremos nada colocado aqui para acolher e para dar as boas-vindas aos peregrinos como sempre fazemos, por conta das restrições que a pandemia nos obriga a fazer”, afirmou.  

O reitor salientou que o Drive-Thru da Fé será um momento especial em que os devotos podem agradecer e chegar mais perto do Santuário com segurança: “Aqueles que vierem de carro poderão passar pelo Santuário, poderão receber a bênção, poderão fazer sua prece neste momento e poderão ajudar com um quilo de alimento para que a gente possa ajudar outras pessoas. Essa é uma forma de marcar a romaria deste ano e também de rezar por meio da ajuda a quem mais precisa”.  

A 142ª edição da Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio tem como lema “Ó Maria, Mãe de Caravaggio, ajudai-nos a estar a serviço da vida como compromisso de amor”. O cartaz da festa traz ainda o selo ‘Vida que cuida da vida: rogai por nós’, lembrando também sobre a responsabilidade que cada um tem sobre a vida do próximo, especialmente em um momento de pandemia em que cada ato de cuidado reflete diretamente na saúde de todos.

Saiba mais em "Ouvir Notícia".

 

Confira detalhes sobre o O DRIVE-THRU DA FÉ:

:: Uma estrutura situada na Avenida Dom José Bárea, nas proximidades ao Santuário, permitirá que dois carros por vez recebam a bênção dos padres. Os participantes são convidados a destinar um quilo de alimento não-perecível. A recomendação é que os ocupantes do carro permaneçam no interior do veículo durante a ação.
 

:: O motorista sairá pela Rua 02 de Fevereiro, na lateral do Santuário. Haverá suporte da Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual e da Fiscalização de Trânsito para orientar os motoristas.
 

:: A ação ocorrerá no dia 26 de maio, data votiva de Caravaggio e feriado municipal em Farroupilha e Caxias do Sul. A programação deve se estender das 8h às 16h.
 

:: O Santuário reforça que no final de semana que antecede o evento, dias 22 e 23, também não haverá qualquer tipo de estrutura disponível ao público. A igreja deve permanecer fechada, e a programação será transmitida pela internet.
 

:: Não haverá estrutura de apoio ao longo do caminho ou no entorno do Santuário, serviço de transporte (ônibus), distribuição de água ou banheiros disponíveis ao público. A igreja deve permanecer de portas fechadas. As medidas são necessárias porque há receio de que se forme aglomeração nesta data, já que é um evento tradicional da Serra Gaúcha.

 

Para acompanhar as celebrações acesse:

https://www.facebook.com/santuario.caravaggio

https://www.youtube.com/channel/UClwthW2SJZgQFPQB6CCRcLw

https://caravaggio.org.br/

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais