Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Paróquia de Lourdes celebra dia da padroeira nesta terça-feira (11), em Caxias do Sul

por Isadora Helena Martins

Serão quatro missas. Durante o dia também ocorrem benção da saúde e da água, unção dos enfermos e procissão luminosa

Foto: Divulgação

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes celebra nesta terça-feira (11), a festa da sua padroeira, também considerada a protetora dos enfermos. Durante o programa Conectando esperança desta segunda-feira (10), o pároco Eleandro Teles, contou a história do início da devoção a Nossa Senhora de Lourdes: “A devoção de Nossa Senhora de Lourdes inicia com uma série de 18 aparições. A primeira aparição ocorreu no dia 11 de fevereiro de 1858, nesta gruta, chamada Gruta de Massabielle, na cidadezinha de Lourdes, nos Pireneus, na França. A menina que viu Nossa Senhora nesta gruta, hoje é santa, a Bernadette Soubirous, uma menina de 14 anos, enferma”.

Após as visões, Bernadette seguiu na vida religiosa e ajudou muitos doentes. Na gruta onde ocorriam as aparições, brotou uma fonte de água que, até hoje, é considerada milagrosa: “A água começou a brotar em abundância, uma água pura, uma água limpa e aí veio o primeiro milagre: a cura de um cego de nascença. Aí começou esta fama da gruta e da água milagrosa. Essa água foi canalizada e, hoje, abastece piscinas que final no largo da gruta e centenas de pessoas se banham todos os dias. Nós temos milhares de casos de milagres através dessa água e desses banhos na piscina de Lourdes”.   

A devoção foi trazida para Caxias do Sul por imigrantes italianos e iniciou na região onde hoje é o bairro Nossa Senhora de Lourdes, como explicou o padre Eleandro: “É uma história muito bonita porque envolve uma gruta natural também, que existia onde hoje é o pátio do Colégio Madre Imilda, pertinho da Igreja. As famílias da comunidade se reuniam nessa gruta pra rezar e ali nasce a devoção a Nossa Senhora de Lourdes. No último dia 08 de fevereiro nós completamos 78 anos da fundação da Paróquia de Lourdes, a segunda a ser criada na cidade de Caxias”.       

Para celebrar o dia da padroeira haverá quatro missas: às 12h, 15h, 17h e 19h. Durante todas as celebrações vão ocorrer as bênçãos da saúde e da água. Nas celebrações das 15h e 17h os devotos também receberão a unção dos enfermos. Padre Eleandro afirma que a devoção a Nossa Senhora de Lourdes e a fé na cura atraem diversos fiéis neste dia.

Após a missa das 19 horas será realizada a procissão luminosa com a imagem da padroeira. A caminhada de fé percorre as ruas Os 18 do Forte, 13 de Maio, Plácido de Castro e retorna para a igreja matriz pela Rua Angelina Michielon. Na chegada será dada a bênção da água e da saúde e, após, será servido um risoto no salão paroquial.

Para ouvir a entrevista completa com o padre Eleandro Teles clique AQUI.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais