Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Após dois anos sem poder reunir o público, encenação da Via-Sacra ocorre em formato presencial, na Sexta-Feira Santa

por Pablo Ribeiro

Cerca de 40 jovens vão encenar a Paixão e Morte de Jesus, às 9h, nos Pavilhões da Festa da Uva

Foto: Maurício Deon/Divulgação

A tradicional Via-Sacra da Juventude da Diocese de Caxias do Sul, que neste ano chega à sua 18ª edição, volta para o formato presencial. Após dois anos sem poder reunir o público por conta da pandemia da covid-19, a juventude está mobilizada para a encenação da Paixão e Morte de Jesus, que vai ocorrer no dia 15 de abril, às 9h, nas escadarias dos Pavilhões da Festa da Uva, junto ao Monumento Jesus Terceiro Milênio.

O momento de oração e reflexão percorre os principais momentos que Jesus viveu: desde a Quinta-Feira com o lava pés e Santa Ceia, até a sua condenação, morte na cruz e sepultamento na Sexta-Feira Santa. Cerca de 40 jovens de diversos grupos, movimentos e pastorais vão participar da encenação. Ao término, a Via-Sacra contará com a participação do bispo de Caxias do Sul, Dom José Gislon.

Conforme o assessor do Setor Juventude da Diocese, padre Marciano Guerra, a Via-Sacra é um momento preparado com zelo e carinho a partir da união dos jovens: “A Sexta-Feira Santa é um dia dedicado para a oração e reflexão sobre a grande prova de amor de Jesus. Para ajudar as pessoas a rezarem, há 18 anos ocorre na Diocese a Via-Sacra encenada, para que o povo possa visualizar o que Jesus viveu e sentiu. Tudo é organizado com muita dedicação por esses jovens que buscam transmitir para quem estiver presente um pouco a essência da nossa fé, centralizada na morte e ressurreição de Cristo”.

No dia da Via-Sacra, o acesso aos Pavilhões estará liberado, assim como o estacionamento. A entrada deve ser feita pelos portões 1 e 6.  Em caso de chuva, a programação será cancelada.

Sobre a Via-Sacra da Juventude

A realização da Via-Sacra da Juventude na Diocese de Caxias do Sul iniciou em 2004, a partir da articulação de jovens e padres da Paróquia São José. Nas primeiras edições, a encenação ocorria na quadra ao redor da igreja, e depois foi transferida para os Pavilhões da Festa da Uva.

Na sequência, se uniram à organização e realização da Via-Sacra todos os grupos de jovens da Área Norte de Caxias do Sul, que inclui as Paróquias Santa Catarina e Santa Fé e, em 2014, a encenação passou a ser coordenada pelo Setor Juventude da Diocese, abrangendo movimentos, grupos e pastorais de toda a cidade. 

O itinerário da Via-Sacra começa na base da escadaria, com a representação da Santa Ceia, do lava-pés, do julgamento de Jesus e da condenação. A encenação segue, passando por todas as estações da Via-Sacra na subida da escadaria até ao lado do Monumento Jesus Terceiro Milênio, onde ocorre a crucificação.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais