Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Dom José Gislon assume como bispo diocesano de Caxias do Sul

por Isadora Helena Martins

Cerimônia de posse reuniu milhares de pessoas na Catedral, neste domingo

Foto: Divulgação

Com a Catedral Santa Teresa lotada de fiéis, bispos, padres, religiosos e religiosas e autoridades, dom frei José Gislon tomou posse como novo bispo de Caxias do Sul, na tarde deste domingo, 08 de setembro. Além da cerimônia de posse, a data também marcou os 85 anos de criação da Diocese de Caxias do Sul, que possui 73 paróquias, um santuário diocesano e 983 comunidades.

Dom José Gislon, que era bispo de Erechim, assume o posto de dom Alessandro Ruffinoni que solicitou a sua aposentadoria aos 75 anos, como está previsto no Código de Direito Canônico da Igreja. Dom José passa a ser o quinto bispo da história de Caxias.

Conforme o novo bispo, o primeiro passo será conhecer como funciona e de que forma trabalha a Diocese: “Esse povo de Deus é um povo a caminho, que tem a sua história, também a Diocese tem o seu plano pastoral que está em andamento. E nós vamos caminhar com a Diocese, depois na medida que vamos conhecendo, se precisar propor mudanças, vamos propor. Mas, vamos fazer junto com o clero, com as lideranças e com todo esse povo que caminha nessa igreja diocesana”.  

Com o lema “Amar e servir na caridade”, dom Gislon afirma que pretende guiar a Diocese com muita proximidade com as pessoas, principalmente com os mais necessitados. Durante coletiva de imprensa ele também afirmou que sua transferência para Caxias do Sul é mais uma etapa de sua missão. “Estou me sentindo em casa aqui e vou caminhar com esse povo com alegria. Eu sempre lembro São Francisco ele diz que em qualquer lugar do mundo, se tiver só um pão ele será dividido entre o povo e o frade. Então, se você se dedica, o povo nunca te deixa só, sempre vai caminhar contigo e te ajudar na caminhada”.

Biografia de dom Gislon

Dom José Gislon, nasceu no dia 23 de fevereiro de 1957, no município de Dona Emma, SC. É o terceiro dos nove filhos de Vicente Gislon e Jurema Gislon. Frequentou o serviço militar, de maio de 1976 a abril de 1977, no quartel da Polícia do Exército de Brasília.

Ingressou no Seminário Santa Maria, dos freis Capuchinhos, em Engenheiro Gutierrez, Irati, no Paraná (PR) em 1978, onde cursou o 2º grau e postulantado. Ingressou no noviciado em 24 de janeiro de 1981, no Convento Nossa Senhora das Mercês, e emitiu os primeiros votos no dia 24 de janeiro de 1982.

Entre 1982 e 1983, dom José frequentou o curso de filosofia em, no Instituto de Filosofia dos Freis capuchinhos, em Ponta Grossa-PR. Concluiu a teologia no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina, PR. Emitiu os votos perpétuos em 24 de novembro de 1987, em Ponta Grossa.

Ordenado diácono em 24 de novembro de 1987, em Ponta Grossa. Foi ordenado sacerdote em 28 de maio de 1988, em Uraí, PR. Fez o Curso de História da Igreja – Mestrado, na Universidade Gregoriana de Roma, de outubro de 1992 a janeiro de 1996.

Atividades exercidas no Rio Grande do Sul

Durante sua vida sacerdotal, dom José Gislon desempenhou diversas atividades no Paraná, em santa Catarina, até no Paraguai. Ele veio para o Rio Grande do Sul quando foi nomeado Bispo da Diocese de Erechim, pelo Santo Padre o Papa Bento XVI, no dia 06 de junho de 2012. Início de seu ministério episcopal na Diocese de Erechim, foi no dia 19 de agosto de 2012, na Catedral São José, em Erechim, RS.

No dia 26 de junho de 2019 é nomeado pelo Santo Padre, Papa Francisco, como Bispo da Diocese de Caxias do Sul.

     

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais