A 55ª Assembleia Geral aprova documento sobre 'Iniciação à vida cristã'
CNBB reuniu durante 10 dias centenas de bispos que debateram também sobre a realidade brasileira
Foto: Divulgação/Cnbb
Na cerimônia de encerramento nesta sexta-feira, 5, os bispos realizaram uma oração de ação de graças pelos trabalhos realizados durante os dez dias que permaneceram reunidos em Aparecida - SP
Cerca de 300 cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, bispos prelados, bispos auxiliares e coadjutores, 50 bispos eméritos. No encontro, os bispos contaram ainda com equipes de colaboradores, assessores das comissões episcopais, funcionários veículos de comunicação da igreja.
O tema central da Assembleia, foi a “Iniciação à Vida Cristã” que contou com estudos e debates sobre o assunto. Temas como o Projeto Comunhão e Partilha, iniciativa que completou 5 anos e é a expressão da solidariedade financeira para com dioceses pobres, principalmente para ajudar na formação do clero; e um tema que repercutiu na imprensa nacional foi o projeto Pensando o Brasil, que tem reunido estudos e reflexões dos bispos em relação a realidade social.
Documento aprovado.
Aprovado pela 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o texto “Iniciação à vida cristã”. O documento assim que publicado, quer inspirar a Igreja no Brasil a repensar uma nova forma de fazer a catequese mais integrada com a liturgia.
Na avaliação geral de Dom Eugênio Rixen, membro da Comissão do Tema Central e bispo da diocese de Goiás. Segundo ele, é necessário lembrar que a Igreja no Brasil, muitas paróquias, dioceses e regionais já vêm discutindo e aprofundando o tema, a aprovação na Assembleia Geral é mais um passo desse processo. O documento, vai incentivar a formação, nos diferentes níveis e modalidades. “O debate e as novas práticas em torno do tema central: ‘iniciação à vida cristã’ vão se desdobrar nas ações dos organismos da Igreja, nas pastorais, dioceses e regionais”, disse.
O religioso disse que o próprio documento reconhece que vivemos numa época dominada pelo secularismo. “Neste contexto, o texto reforça a necessidade de oferecer às pessoas uma profunda experiência de encontro com Jesus Cristo, por meio do Querigma”, disse dom Eugênio. O texto aprovado, inspirado no capítulo 2 da Carta de São Paulo aos Filipenses, reforça que não é suficiente apenas conhecer Jesus, mas buscar sentir o que ele sentiu e viver as suas atitudes: o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude.
Um passo necessário também, segundo dom Eugênio, é buscar uma maior aproximação entre a catequese e a liturgia, com celebrações próprias no estilo catecumenal, como a celebração da Entrega da Palavra de Deus. As mudanças são lentas, mas dom Eugênio está confiante. “Sentimos muita disposição e boa vontade dos bispos em levar adiante as mudanças necessárias para que mais pessoas façam a experiência do encontro pessoal e transformador com Jesus Cristo”, disse.
Comentários