Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio tem programação definida, mas formato está em aberto

por Isadora Helena Martins

Festa ocorre de 24 de janeiro a 02 de fevereiro. Na segunda quinzena deste mês será definido se ações serão em formato presencial e virtual ou somente online.

Foto: Divulgação / Santuário de Caravaggio

O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio de Farroupilha já está com o cronograma da 121ª Romaria Votiva organizado para este início de ano. A programação inicia dia 24 de janeiro com as novenas que serão  celebradas no Santuário , encerrando com o Dia Festivo em 02 de fevereiro com missa, almoço, exposição dos frutos e benção das máquinas agrícolas.

Além das datas também está definido o tema deste ano: “Curar a vida e cuidar da criação”. Segundo o reitor do Santuário de Nossa Senhora de Nossa Senhora de Caravaggio, padre Gilnei Fronza, o objetivo é chamar a atenção para o cuidado necessário neste momento da pandemia e também o cuidado com a natureza. “Nós vivemos como todo o planeta esta pandemia então julgamos também que é um momento bom pra continuarmos fazendo a conscientização. Então, por isso, colocamos “Curar a vida”, por que ela hoje está se mostrando mais frágil e limitada. Precisamos todos tomar uma consciência comum para que esta pandemia possa ser vencida pela consciência e pela vacina. E claro que a gente não pode deixar de usar esse instrumento tão importante que é a fé. E “cuidar da criação” porque sabemos que está tudo interligado e o carinho que temos que ter com a natureza também infere na nossa vida e faz produzir, quem sabe, dias melhores também pra saúde de todos”, salientou.       

A Romaria Votiva iniciou no dia 2 de fevereiro de 1899, quando agricultores e produtores rurais da região realizaram uma procissão para implorar a graça da chuva, já que na época se vivia uma grande estiagem. Há relatos que, após as súplicas dos fiéis, choveu no mesmo dia. A chuva foi recebida como uma graça extraordinária concedida por Deus, pela mediação de Nossa Senhora de Caravaggio. Assim, o padre e os paroquianos emitiram o voto de ser feita todos os anos, em fevereiro, uma festa de agradecimento a Nossa Senhora pela graça da chuva. 

Desde então, anualmente é realizada uma novema que antecede o dia da festa. Porém, neste ano, ainda não se sabe como as celebrações irão ocorrer devido à pandemia da Covid-19. “Estamos programando a nossa festa, mas vamos observar o desenvolvimento, as bandeiras que vão surgindo, a gravidade da pandemia e, nesse sentido, vamos saber também administrar esse momento. Então estamos cientes de que pode acontecer de termos que fazer online”, explicou o padre Gilnei. Ouça AQUI. 

O formato da Romaria Votiva será defino a partir da segunda quinzena de janeiro.

Confira a programação:

Novena e Bênção da Vindima

(Missas celebradas no Santuário, às 20 horas)

24/01 – Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio

25/01 – Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Pinto Bandeira)

26/01 – Paróquia Santo Antônio (Forqueta)

27/01 – Paróquia São Marcos

28/01 – Paróquia São Pedro e São Paulo (Nova Roma do Sul)

29/01 – Paróquia Sagrado Coração de Jesus

30/01 – Paróquia Santa Cruz (Nova Milano)

31/01 – Paróquia Jesus Ressuscitado

01/02 – Paróquia Jesus Bom Pastor

 

Dia Festivo – 02 de Fevereiro

Exposição dos produtos ofertados pelos agricultores

10h30min – Santa Missa Solene, seguida de procissão e benção das máquinas agrícolas

12h30min – Almoço festivo

15h – Santa Missa

17h – Santa Missa

18h – Santo Terço

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais