Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Notícias da Hora
14:05:00
 
 

Roteiro de celebração para o 14º Domingo do Tempo Comum

por João Carlos Romanini

Celebração para o dia 07/07/2019

Foto: Divulgação

 

"Eis que vos envio!"

 

ACOLHIDA

Animador: Irmãos e irmãs, bem-vindos! Nesta celebração, somos convidados a tomar consciência de que Deus nos chama a testemunhar seu Reino. Como discípulos do Senhor, Ele nos envia como missionários para anunciar seu amor e sua misericórdia. Somos felizes por esta vocação missionária e a nossa participação nesta Eucaristia nos dará coragem para assumir a missão que recebemos do Senhor. Acompanhemos a procissão de entrada, cantando.

 

ATO PENITENCIAL

Animador: O Batismo nos fez membros da Igreja. Porque nem sempre vivemos o compromisso da missão pelo testemunho do amor e da paz, peçamos o perdão de Deus, cantando.

 

GLÓRIA

Animador: Quando o Reino acontece no nosso coração, temos o Espírito Santo como guia. Louvemos ao Senhor e nos alegremos por sermos chamados a anunciar o Reino de Deus. Canto.

 

LITURGIA DA PALAVRA

Animador: Sentados. Os nomes daqueles que são enviados em nome do Senhor e cumprem a missão estão escritos no céu. Sentados, ouçamos.

 

1ª Leitura: Is 66,10-14c

Salmo Sl 65 - "Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira."

2ª Leitura: Gl 6,14-18

Evangelho: Lc 10,1-9

 

REFLEXÃO

- É da essência da Igreja, estar em estado permanente de missão e seu desafio constante é despertar em cada cristão a consciência de que pelo batismo é discípulo missionário de Jesus. Jesus, inicialmente chamou os dose Apóstolos enviou-os pelo mundo dizendo: “Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês”. Conforme o Evangelho de hoje, Jesus escolheu outros setenta e dois discípulos. O número setenta e dois é simbólico, representa todos nós. Ou seja, todos nós fomos chamados, mas sabemos que nem todos atendem ao chamado, por isso Jesus disse: “A messe é grande e os trabalhadores são poucos”. É preciso rezar para que mais pessoas: crianças, jovens, pais e mães, acolham o chamado de Jesus e sejam missionários e missionárias, na família e na comunidade. Jesus os enviou dois a dois, mostrando que não é possível ser missionário sozinho, de modo individualista. A missão é feita na comunidade e em comunidade. E Jesus os enviou à sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. Somos, portanto, os pés ou braços de Jesus que se estendem para as outras margens, os outros lugares, deslocando-nos, desinstalando-nos, para ir ao encontro dos sedentos da Palavra, de vida e dignidade.

- Jesus adverte que a missão não será fácil, pois existem muitos lobos, e lobos com peles de ovelha, que hipocritamente, usam o nome de Deus e citam frases bíblicas para enganar, manipular e legitimar atitudes que se opõe totalmente ao Projeto de Jesus, o Reino de Deus, um Reino de Justiça, igualdade, fraternidade e paz. Muitos lobos, ameaçam, perseguem, caluniam, sentindo-se incomodados com a verdade proclamada e testemunhada pelos que são verdadeiramente porta-vozes de Jesus Cristo. Por isso ele diz: “Eis que vos envio como ovelhas no meio de lobos”. Mas nada temos a temer, pois aquele que nos envia nunca nos abandona. E ele é o vencedor.

- Jesus também deixa claro de quem está demasiadamente apegado as coisas deste mundo, dificilmente encontrará tempo e disposição para ser missionário. Ele recomenda que nada levemos pelo caminho, que não estejamos presos a muitas tralhas que em nada ajudam.

- A principal mensagem que os missionários devem levar aos corações das pessoas, é a paz, mas não uma paz aparente, abstrata, e sim uma paz que fruto da fraternidade, da partilha, da justiça, da solidariedade, do amor. Se fizermos isto, certamente encontraremos a verdadeira alegria, não tanto pelo que tivermos feito, mas sim, porque o nosso nome estará escrito no céu.

 

PRECES DA COMUNIDADE

Animador: Elevemos nossas preces a Deus, que nos quer portadores do seu reino de paz e de vida. Após cada pedido, digamos: "Enviai-nos, Senhor!"

1) Dai-nos coragem e vigor para que o anúncio do Reino de Deus chegue àqueles que ainda não conhecem vossa Palavra, pedimos.

2)        Para que todas as comunidades cultivem renovado ardor missionário, superando o risco da acomodação, pedimos.

3)        Para que nossas famílias mantenham intensa fé e compromisso com a evangelização, indispensáveis para novas vocações à vida sacerdotal e religiosa, pedimos.

4)        Para que nossas comunidades cresçam na consciência da participação do dízimo como um gesto de oração e generosidade, pedimos.

 

OFERTÓRIO

Animador. Podemos sentar. No altar do Senhor, o missionário encontra a força necessária para proclamar as maravilhas de Deus. Com o pão e o vinho, ofertamos o nosso coração e nossa disposição para o serviço do Reino. Canto

 

COMUNHÃO

Animador: Na comunhão eucarística, Cristo nos revigora com sua Palavra e com o pão do céu. Participemos deste encontro, cantando.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais