Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Diocese de Caxias do Sul irá sediar a VI Semana de Arquitetura e Arte Sacra no mês de agosto de 2024

por Clayton Camargo

Organizado pela Diocese de Umuarama, no Paraná, o evento será realizado na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do município de Antônio Prado, com a temática voltada à preservação e ao restauro

Foto: Divulgação

A Diocese de Caxias do Sul irá sediar, entre os dias 19 a 23 de agosto de 2024, a VI Semana de Arquitetura e Arte Sacra. Realizada de forma pioneira pela Diocese de Umuarama, do estado do Paraná, a atividade é organizada pela equipe paranaense. O evento é itinerante e foi realizado também em Aparecida (SP), em Londrina (PR) e, neste ano, irá movimentar a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do município de Antônio Prado.

O tema da VI Semana de Arquitetura e Arte Sacra: “A Arquitetura e a Arte litúrgica a serviço da Beleza e da Fé: planejar, reformar e restaurar”, faz voltar o olhar para a importância do processo no cuidado com o espaço litúrgico e patrimônio eclesial. O evento é destinado aos profissionais de arquitetura, engenharia, artes plásticas, estudantes, presbíteros, diáconos, religiosos, membros das comissões de arquitetura e arte sacra e dos Conselhos Paroquiais de Economia e Administração (CPEAs), Pastorais da Comunicação (Pascom), leigos e técnicos: decoradores, organizadores do espaço celebrativo para casamentos e formaturas, som e iluminação, como também todos aqueles que, direta ou indiretamente estejam envolvidos em construções, reformas e restaurações das obras das Igrejas e demais pessoas interessadas.

A VI Semana de Arquitetura e Arte Sacra convida à reflexão da Teologia da presença do Deus extremamente verdadeiro, bom e belo. O centro de comunhão, o qual está no coração da autoconsciência da Igreja, onde o planejar, reformar e restaurar estão a serviço da beleza e da fé. A singularidade da arquitetura sacra é uma maneira de aprofundar, no exercício do planejamento, o ser e o existir da Igreja que caminha no mundo contemporâneo.

O objetivo do evento é contribuir para que os espaços de celebração sejam reveladores do Mistério que se celebra, simbólicos, simples, inculturados, que favoreçam as celebrações litúrgicas e manifestam uma Igreja de comunhão e participação. É de extrema importância aprofundar o conhecimento dos profissionais e da comunidade que trabalham na área, a fim de que planejamentos e projetos de construções, reformas, adaptações e restaurações dos espaços celebrativos e sagrados, respondam às exigências da liturgia, em seus aspectos arquitetônico, simbólico e funcional.

O encontro terá início na segunda-feira 19 de agosto de 2024, às 08h com o credenciamento, e será concluído sexta-feira, 23 de agosto, com o almoço. Entre os palestrantes confirmados está o especialista em arquitetura de Gaudí, o espanhol José Manuel Almuzara.
 
Inscrições podem ser feitas clicando em: https://site.diocesedeumuarama.org.br/vi-semana-de-arquitetura-e-arte-sacra/

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais