Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Paróquia Imaculada Conceição, em Caxias, promove festa da padroeira com envolvimento comunitário e solidariedade

por Pablo Ribeiro

Tríduo de missas em novembro prepara celebração principal, com a tradicional missa Maranatha; ações da Pastoral do Pão da paróquia convidam população à doação de alimentos

Foto: Pablo Ribeiro/Tua Rádio São Francisco

A Paróquia Imaculada Conceição, de Caxias do Sul, que completa 74 anos em 2023, realiza mais uma festa em honra à padroeira da comunidade. Localizada no bairro Rio Branco e com presença em outras 26 comunidades das regiões Sul e Sudoeste da cidade, a igreja deve receber centenas de fiéis em uma série de atividades. Em preparação ao grande momento, ocorre um tríduo de missas em novembro, nos dias 12, 19 e 26, sempre às 18h. A festa acontece no dia 03 de dezembro, com realização das missas Maranatha, às 10h e 18h, e almoço festivo às 12h no salão paroquial. No dia da padroeira, 08 de dezembro, também ocorre a missa Maranatha, às 19h, seguida de procissão luminosa pelas ruas do entorno da igreja.

'Maria, uma resposta de Esperança!' é o lema que norteia a festa deste ano, como explica o pároco da Paróquia Imaculada Conceição, Frei Jaime Bettega. "Vivemos em um momento da história de muita aflição e conflitos. Mas que nos convida a agir diferente, a acreditar na nossa capacidade humana de superar as dificuldades, compreender e perdoar o próximo", explica.

A festa da Imaculada Conceição mobiliza centenas de voluntários, entre os casais de festeiros, equipes de liturgia e apoio, e o tradicional coral da missa Maranatha, que vem se preparando desde o início de agosto, com ensaios, reuniões e encontros de mobilização. A celebração especial, marca registrada da festa, ocorre há cerca de 50 anos, e traz no nome a expressão bíblica que significa 'Vem, Senhor Jesus!'.

Solidariedade em ação

Juntamente com a festa, a Paróquia promove também ações sociais para envolver as comunidades na colaboração solidária, com arrecadação de alimentos que servirão para deixar o período das festas de final de ano mais inclusivo. Por meio da Pastoral do Pão, será realizada a tradicional Jornada da Caridade, que consiste em um dia de mobilização com doações de alimentos não-perecíveis, no sábado, 11 de novembro. Equipes de voluntários estarão em 14 supermercados fazendo a arrecadação, entre 8h e 12h e das 14h às 18h. São eles: unidades do Super Andreazza dos bairros São Pelegrino, Rio Branco e Kaiser; Vantajão Atacado da São Leopoldo; Vantajão, do bairro Esplanada; Super Crisan dos bairros São Caetano e Rosário; Multi Villagio, da rua Marechal Floriano, do bairro Bom Bastor e das proximidades do shopping Villagio Caxias; Super Rio Branco; Super Brezan; Multi Condor, da Avenida São Leopoldo; e Super Testolin, da Marechal Floriano.

Também ao longo dos meses de novembro e dezembro, haverá uma árvore natalina no interior da Igreja Imaculada Conceição, com os dados e endereços das famílias atendidas pela Pastoral do Pão. As pessoas interessadas em ajudar poderão pegar um dos envelopes contidos na árvore, e providenciar a doação dos itens para a ceia de natal para aqueles que receberão as doações. 

Serviço

Festa da Imaculada Conceição

Local: Paróquia Imaculada Conceição, dos Frei Capuchinhos, na Rua General Sampaio, bairro Rio Branco

Tríduo: dias 12, 19 e 26 de novembro, nas missas das 18h

Festa: dia 03 de dezembro, com Missas Maranatha às 10h e 18, e almoço no salão paroquial, às 12h. Dia 08, data da padroeira, missa Maranatha às 19h, seguida de procissão pelas ruas do bairro Rio Branco

Ingressos para almoço: 75 reais, à venda com os festeiros e na secretaria paroquial

 

Jornada da Caridade

Dia: 11 de novembro

Das 8h às 12h e das 14h às 18h, em 14 supermercados da cidade

Locais: unidades do Super Andreazza dos bairros São Pelegrino, Rio Branco e Kaiser; Vantajão Atacado da São Leopoldo; Vantajão, do bairro Esplanada; Super Crisan dos bairros São Caetano e Rosário; Multi Villagio, da rua Marechal Floriano, do bairro Bom Bastor e das proximidades do shopping Villagio Caxias; Super Rio Branco; Super Brezan; Multi Condor, da Avenida São Leopoldo; e Super Testolin, da Marechal Floriano.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais