Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Radar das Eleições: Republicanos almeja reeleição de Daniel Guerra

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Neste terceiro episódio, partido também comenta que foco está no Legislativo

Foto: Gabriela Bento Alves/Divulgação

O terceiro episódio do quadro “Radar das Eleições” visualiza as atividades do partido Republicanos para o pleito eleitoral do ano que vem. A sigla do prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, conta com cerca de 1100 filiados.

Assim como outras legendas, o Republicanos trabalha com o pensamento em 2020. A diferença é que o foco está na escolha dos pré-candidatos ao Legislativo, que chega a 20 nomes para compor a lista. A justificativa do presidente municipal do partido, Júlio César Freitas, é que essas eleições serão diferentes, pois é a primeira vez que deixam de existir as coligações proporcionais, ou seja, o candidato com maior coeficiente eleitoral não carregará aquele com menos votos para uma cadeira na Câmara de Vereadores. Dessa forma, as siglas necessitam fortalecer sua nominata.

“Essa vai ser a primeira eleição que não terá coligações na proporcional. Os partidos se obrigarão a ter uma nominata forte e consistente de vereadores para, pelo menos, manter as bancadas que existem hoje ou aumentá-las. Nas eleições passadas foi possível ter um candidato forte de voto, sem se preocupar em ter uma nominata própria, e fazer uma coligação com outros partidos. Nisso, teu candidato bom de voto entrava no coeficiente eleitoral dos outros da coligação. Hoje, não existe mais.”, avalia.

Depende do prefeito

Mesmo com os olhos para o Legislativo, o partido já tem um nome ao Executivo caxiense, o de Daniel Guerra. A vontade é expressa por Freitas, que afirma o desejo do Republicanos em contar com uma reeleição do atual prefeito. O obstáculo está no próprio líder municipal, que pretende se dedicar totalmente ao restante do mandato. A decisão será tomada apenas ao final do prazo de inscrição dos candidatos, marcado para o período das convenções de cada partido.

“Nossa posição é muito clara. O candidato à reeleição do Republicanos é o prefeito Daniel Guerra. Mas, ele deixou bem claro para o partido que quer se dedicar integralmente ao mandato de quatro anos. Ele está focado naquelas entregas que aspira fazer para a população caxiense. O prefeito vai tomar uma posição no prazo máximo que a Justiça Eleitoral permite.”, revela.

Em 2016, a candidatura de Daniel Guerra ficou marcada pelas poucas coligações, somente com três siglas (PRB, PR e PEN). Para 2020, Freitas ressalta que a coalizão que precisa ser renovada é com a população de Caxias do Sul.

“O que nós precisamos fazer em Caxias do Sul é a renovação da coligação que o prefeito Daniel Guerra realizou em 2016: a união com a população da cidade. A comunidade precisa ter muito clara quais são os candidatos e os projetos que os representam e se querem renovar a ideia de cidade apresentada pelo Daniel Guerra em 2016 ou iniciar outro projeto.”

No começo do ano que vem, o Republicanos pretende planejar o programa de governo. Enquanto isso, o partido conversa com os pré-candidatos à Câmara de Vereadores e com membros da executiva.

(Ouça as entrevistas no "Ouvir notícia" abaixo da manchete).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais