Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Redução da maioridade penal divide bancada gaúcha

por Ivan Sgarabotto e Ronaldo Bueno

A votação da proposta de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos é o principal assunto de Brasília hoje

A Câmara dos Deputados discute nesta terça-feira, 30, a votação da proposta de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. O tema gera polêmica e divide os parlamentares.

O assunto foi abordado na manhã de hoje, no programa Conectado. Deputado federal pelo PMDB gaúcho, Mauro Pereira pretende votar a favor da redução. Mauro justifica o posicionamento ao afirmar que a maioria dos brasileiros defende a redução e ele, como parlamentar, deve agir conforme o interesse da população. De acordo com Mauro Pereira, a medida vai permitir que os pais tenham mais controle sobre os filhos.

Mauro Pereira desmistifica a ideia de que a redução da maioridade penal abriria portas legais para permitir, também, a venda de bebidas alcóolicas a jovens de 16 anos e a emissão da Carteira Nacional de Habilitação.

A deputada federal gaúcha Maria do Rosário, do Partido dos Trabalhadores, é contrária à redução da maioridade penal. Maria do Rosário explica que a redução da maioridade penal pode aumentar a violência no país, uma vez que os jovens ficariam expostos ao sistema prisional e aos grupos criminosos que atuam dentro das penitenciárias.

A deputada ressalta que a ideia de que os jovens infratores não são punidos não é verdadeira. Segundo Maria do Rosário, uma série de medidas socioeducativas estão previstas, com objetivo de reinserir o jovem ao convívio social.

Maria do Rosário afirma que nenhuma mãe e nenhum pai gostaria de ver um filho preso aos 16 anos de idade. De acordo com ela, votar não à redução da maioridade penal é uma forma de oportunizar ao jovem infrator uma chance de ressocialização.

Confira na íntegra em áudio, a entrevista com os deputados federais gaúchos Mauro Pereira (PMDB) e Maria do Rosário (PT).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais