Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Dilma Rousseff e Barack Obama retomam diálogo em visita oficial nos Estados Unidos

por Portal Brasil

Em quatro dias, a presidente se reúne com investidores do mercado financeiro e do setor produtivo, além de visitar centros de inovação tecnológica na Califórnia

A ida da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos marca uma nova etapa de reaproximação dos dois países em temas como investimentos em infraestrutura, inovação tecnológica e mudanças climáticas. A agenda durante a viagem é uma das mais importantes dos últimos anos para a política externa do Brasil.

A visita oficial começa na segunda-feira, 29, em Nova York, com debates sobre economia e investimentos. Na terça-feira, 30, Dilma vai a Washington se encontrar com o presidente norte-americano, Barack Obama. O encerramento da viagem será em São Francisco, na quarta-feira, 1º, quando ela visitará centros de tecnologia.

Na segunda, Dilma estará em Nova York para encontros com empresários do setor produtivo e investidores do mercado financeiro. Segundo Paranhos, a mensagem é a de importância que o Brasil dá ao plano de ajuste, ao Programa de Investimento em Logística (PIL) e à retomada de investimentos norte-americanos no Brasil.

Em Washington, Dilma será recebida por Obama na Casa Branca. Haverá uma declaração conjunta com compromissos para cúpula sobre clima em Paris no final deste ano, uma declaração sobre o grupo de trabalho em Direitos Humanos e acordos como os de facilitação de comércio e energia.

O último dia de viagem será em São Francisco, na Califórnia. Dilma visitará a Universidade de Stanford, a sede da empresa Google e o centro de pesquisa aeroespacial da Nasa. Essa parte da agenda terá um foco específico em educação e inovação tecnológica.

Um dos objetivos da viagem de Dilma Rousseff reaproximar o Brasil dos Estados Unidos. O comércio entre os dois países perdeu dinamismo a partir da crise de 2008, baixando as compras de produtos brasileiros pelos norte-americanos. Desde então, a China assumiu um protagonismo muito forte nas relações com a economia brasileira.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais