Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Eleições 2018: confira as orientações para o dia da votação

por Isadora Helena Martins
Foto: Divulgação

Neste domingo, 28, os brasileiros irão às urnas para eleger o presidente da República e governador do Distrito Federal e de 13 estados, como é o caso do Rio Grande do Sul. Com o dia do segundo turno das eleições chegando, sempre surgem dúvidas sobre o local de votação e o que é permitido levar à seção eleitoral.

Segundo turno

O eleitor que não votou no primeiro turno das Eleições 2018, poderá votar no segundo turno, em 28 de outubro, desde que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral. Cada turno de votação é considerado como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral. O não comparecimento à primeira rodada de votação não impede o comparecimento às urnas no segundo turno.   

Local de votação

Se você não lembra o local em que está cadastrado para votar é só acessar o site tre-rs.jus.br e clicar na aba “Local de votação”.

Documentos

É obrigatório apresentar um documento com foto no dia das eleições. O título não é necessário, mas auxilia na identificação do eleitor. Também pode ser utilizado o aplicativo e-Título, que é a versão digital do título de papel.

Celular

O celular é permitido somente para mostrar o e-Título para os mesários. Na cabine, não pode ser utilizado. Fotos de qualquer tipo são proibidas. Inclusive, não é permitido entrar na cabine da urna com celular ou câmera fotográfica, que pode ser considerado crime eleitoral.

Colinha

Mesmo com apenas dois cargos na disputa, levar a colinha no dia da votação é uma garantia para não esquecer o número do seu candidato. Inclusive a Justiça Eleitoral recomenda seu uso.

Acompanhantes

O Tribunal Regional Eleitoral não recomenda acompanhantes na hora da votação. No entanto, o presidente do TRE Jorge Luís Dall’Agnol disse que é preciso ter bom senso e avaliar a situação, pois muitas vezes os pais não têm com quem deixar os filhos e os levam para votar. Além disso, o TRE alerta que é bom evitar levar animais domésticos no local de votação.

Ajuda a deficientes

As urnas são equipadas para quem têm deficiência visual. Contudo, o TRE ressalta que caso a pessoa tenha algum problema de locomoção, ela pode ser auxiliada por algum familiar ou amigo

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais