Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

‘Levamos um golpe pelas costas!’, diz secretário do Meio Ambiente sobre rumo do PR em Caxias do Sul

por Noele Scur

Adivandro Rech anunciará desfiliação e colocará o cargo à disposição

Foto: Julio Soares/Arquivo

Entre quinta-feira e sexta-feira da última semana, o então presidente do PR municipal recebeu duas notícias que abalaram os 26 anos de vida partidária, acompanhados do histórico de ter tido no pai, Adir Rech, a referência sobre a fundação da sigla na cidade. Na quinta-feira, o secretário do Meio Ambiente, Adivandro Rech, soube que a executiva municipal seria fechada e, na sexta-feira, foi comunicado pelo vereador Renato Nunes que ele mesmo era o mais novo presidente da comissão provisória do PR.

Após três dias de silêncio, Rech conversou com a reportagem e afirmou que as mudanças são fruto de negociações às escuras. “O partido foi tomado pelo vereador Renato Nunes com o fim exclusivo de aumentar o tempo de propaganda na televisão. Nunes veio com a imposição de um apoio à candidatura de Guerra. Perceber-se que a situação já estava arquitetada!”, disse. (Acompanhe trechos completos das declarações em áudio)

O fim de semana foi marcado pela surpresa protagonizada pelo vereador Nunes, que ingressou no PR deixando o PRB ao ocupar o prazo da Justiça que previu a troca de partidos sem perda de mandato. A informação da filiação partiu do próprio presidente estadual do PR, Cajar Nardes. Rech garante que Nunes não obteve o apoio do partido municipal para apoiar de forma imediata a candidatura do vereador Daniel Guerra (PRB) a prefeito e, por isso, buscou a executiva estadual. Esta, por sua vez, fechou o partido em Caxias do Sul e apoiou Nunes para presidente da comissão provisória. “Ele nos informou que entraria em contato direto com a executiva estadual se nós não aceitássemos por aqui. É um golpe pelas costas!”, disse.

Os próximos dias serão marcados pela desfiliação de Rech e mais um grupo de cerca de 100 filiados, entre eles, pré-candidatos na proporcional (à Câmara). “Essa decisão é tranquila. Sou servidor público de carreira. Volto a ser procurador do município se assim o prefeito desejar”, considera.

Durante a sessão desta terça-feira (22), Nunes, afirmou que trocou de partido por convite da executiva estadual e também da municipal. O vereador também disse que a medida o auxilia nos pronunciamentos em plenário. Sendo do novo partido, ele tem direito a declaração de líder. O vereador terá direito a dois cargos em comissão com a abertura da nova bancada. Nos bastidores da Câmara, há questionamentos sobre Nunes estar na iniciativa do projeto que reduz salários dos vereadores já que ele terá cargos na nova bancada.

Cenário da capital repercute

O presidente do PSDB estadual Nelson Marchezan Junior deve ser candidato a prefeito de Porto Alegre e estaria em tratativas para que Cajar Nardes (PR) seja o candidato vice-prefeito. Em Caxias do Sul, a intenção seria lançar Paula Ioris de Oliveira (PSDB) como candidata a vice na chapa que trará Guerra a prefeito com apoio do PR de Nunes. Parte do PSDB aguarda o fim do mês para decidir se fará ‘debandada geral’ do partido conforme palavras do tucano Francisco Spiandorello.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais