Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Vereador e UAB divergem em debate sobre fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços de Caxias

por Daniel Lucas Rodrigues

Maurício Marcon (sem partido) entrou com uma indicação ao Executivo municipal pedindo o fim da exigência do uso de máscara em locais abertos e fechados. UAB é contra a solicitação

Foto: Divulgação

Caxias do Sul teve nesta semana o início do debate sobre o uso não obrigatório de máscara nos espaços da cidade. Há alguns dias, um grupo de vereadores protocolou uma indicação ao Executivo municipal recomendando a retirada da exigência da utilização do equipamento em locais abertos e fechados. A proposta foi encabeçada pelo vereador Maurício Marcon (sem partido), assinada pelos parlamentares Adriano Bressan (PTB), Alexandre Bortoluz (PP), Maurício Scalco (Novo), Olmir Cadore (PSDB), Ricardo Daneluz (PDT) e Sandro Fantinel (Patriota). Uma foto nas redes sociais dos vereadores, sem máscara, foi postada para marcar a entrega do ofício.

A ação foi questionada pela União de Associações de Bairros (UAB), por meio de uma nota de repúdio. Na declaração consta que a entidade repudia a atitude dos parlamentares em criar um grupo em defesa do fim do uso de máscaras no município, afirmando ser uma atitude irresponsável e que incentiva a população a não seguir as medidas de contenção contra a Covid-19. A posição ainda coloca que estes políticos não estariam comprometidos com a saúde da população e nem com o fim da pandemia. E, ainda, fala que deve haver o incentivo para que a comunidade se proteja do coronavírus. Durante o Pequeno Expediente nesta quinta-feira (21/10), o vereador Marcon fez críticas ao presidente da UAB, Valdir Walter. Ele mostrou slides com fotos de Walter sem máscara em alguns locais. (Clique AQUI e ouça a fala dele).

Procurado pela reportagem da Tua Rádio São Francisco, o presidente da UAB alega que em algumas entrevistas ou discursos, ele retira a máscara para falar por ser ruim ao usar o microfone, mas que não seriam em todas as ocasiões. Ele afirma que no dia a dia há o uso do equipamento para proteção contra a Covid-19. É falado ainda que as críticas de Marcon não afetam o trabalho da entidade no combate à pandemia. (Clique AQUI e ouça a fala dele).

O ex-prefeito Alceu Barbosa Velho também se manifestou nas redes sociais nesta quinta-feira contra a formação do grupo parlamentar. No Twitter, ele colocou “Que péssimo exemplo! "Frente de Vereadores anti-máscara", acreditam? Pois em Caxias do Sul foi criada esta "frente"! Ontem ainda vi o RS em vermelho no mapa! Morre ainda muita gente no Brasil. Será que custa usar máscara por mais um tempo? Solidariedade, Vereadores! Solidariedade!”.

Em contrapartida, Marcon criticou a declaração do político e também apresentou fotos de Alceu Barbosa Velho sem máscara em alguns lugares. (Clique AQUI e ouça a fala dele).

A reportagem da Tua Rádio São Francisco procurou o ex-prefeito Alceu Barbosa Velho para responder as declarações feitas pelo vereador Maurício Marcon. Até o fim desta matéria não houve retorno para uma resposta.

Veja a nota completa da UAB:

“A direção executiva da União das Associações de Bairros de Caxias do Sul (UAB) repudia veementemente a atitude de um grupo de vereadores em defender o fim do uso de máscaras de proteção facial em nossa cidade. Tal atitude é irresponsável e incentiva a população a não seguir as medidas de segurança sanitária ainda necessárias para o momento. Tais políticos não estão comprometidos com a saúde da população e nem com o fim da pandemia.  O avanço da vacinação não é prerrogativa para o descaso com a saúde coletiva. Os índices de mortes e contaminação exigem cuidados. O uso da máscara de proteção é defendido amplamente por entidades ligadas à saúde e à ciência, bem como por especialistas da área. Se trata de uma atitude leviana, por parte destes vereadores, frente ao luto e perda de 600 mil brasileiros pela pandemia. Todos que ocupam cargo público devem ter responsabilidade e usar de forma adequada os espaços que lhe foram cedidos. Por isso, a ignorância, o oportunismo e o desinteresse pelo bem coletivo devem ser duramente combatidos.  É preciso defender a saúde pública, o SUS e a ciência. Devemos incentivar a proteção frente aos riscos que pandemia ainda coloca a todos. A energia que se gasta com tais ideias descabidas deveriam ser colocadas para resolver os problemas nos bairros da nossa cidade.  A UAB seguirá firme defendendo os interesses de toda a população caxiense.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais