Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Legislativo caxiense homenageia os 125 anos de emancipação política de Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

Em 20 de junho de 1890, o município havia se desligado de São Sebastião do Caí

A cerimônia também lembrou os 105 anos da chegada do trem regional
Foto: Luiz Carlos Erbes

Os 125 anos de emancipação política de Caxias do Sul foram celebrados pelo Legislativo caxiense, na abertura da sessão ordinária desta quinta-feira, 18, no plenário da Casa.

A homenagem buscou lembrar o dia 20 de junho de 1890, quando o município havia se desligado de São Sebastião do Caí. O presidente da Câmara, vereador Flavio Cassina, conduziu a cerimônia. Durante a solenidade, o Grupo de Câmara do Coral Municipal, regido pela maestrina Cibele Tedesco, executou canções tradicionalistas e o hino oficial da cidade.

Cassina ocupou a tribuna para fazer o pronunciamento do Legislativo. Destacou que Caxias é uma cidade que orgulha a população. Ele ainda enfatizou a pluralidade cultural do município e a necessidade do respeito às diferenças.

O prefeito Alceu Barbosa Velho também exaltou o 125º aniversário da emancipação política do município. Lembrou que, neste ano, também são comemorados os 105 anos da elevação de Caxias do Sul à categoria de cidade, que se deu em 1º de junho de 1910, com a chegada do trem regional. Ele aproveitou para divulgar que, neste sábado, 20, às 15h, na Praça Dante Alighieri, um bolo gigante será cortado e servido gratuitamente.

A semana de Caxias do Sul é comemorada todo ano, no período de 14 a 20 de junho, como prevê a lei 6.491/2006, de iniciativa do vereador licenciado Edio Elói Frizzo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais