Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Falta de preservação do Parque dos Pinhais move pedido de informações do Legislativo caxiense

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Vereador Elói Frizzo denunciou queimadas que ocorreram na área, nas últimas semanas

Foto: Adam Rech
Foto: Divulgação

O vereador Elói Frizzo (PSB) expôs durante a sessão desta quinta-feira (15) problemas na preservação da Reserva Natural Parque dos Pinhais, área de responsabilidade do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). A área de aproximadamente 500 hectares, foi adquirida pelo Município em 2015, a fim de promover a proteção da bacia de captação do Marrecas, além da fauna e da flora da região. O local também era utilizado por grupos de escoteiros e de pesquisadores para atividades de educação ambiental.

Porém, conforme o vereador Elói Frizzo (PSB), desde 2017, os servidores que cuidavam do local foram afastados o que resultou na depredação da área. O parlamentar, que já esteve na direção do Samae, mostrou no telão da Câmara imagens de incêndios que acometeram grande parte da área nas últimas semanas. Ele ainda lamentou que um antigo casarão que havia no local e que era preservado como um patrimônio do município, foi destruído pelo fogo.

Tendo em vista a falta de ação do Município para manter a Reserva Natural Parque dos Pinhais, a Bancada do PSB protocolou um pedido de informações, em regime de urgência, para que o Samae explique o que está fazendo para conservar a área.

A matéria foi aprovada por unanimidade durante a sessão desta quinta-feira. Entre os principais questionamentos estão:

- Se a autarquia, após cada incêndio ocorrido, abriu sindicância para apurar os fatos ocorridos?

- Se além da Guarda Municipal houve a contratação de empresa de segurança privada para a proteção da Reserva Natural Parque dos Pinhais?

- Quantas ocorrências de queimadas de campo ocorreram desde 2017 até o presente momento?

Além de informações sobre a reserva o requerimento também solicita esclarecimentos sobre  o convênio firmado entre o Município e o Samae que  estabeleceu repasse do valor de R$ 625.864,82 para pagamento de 10 (dez) servidores da Guarda Municipal, bem como o repasse de sete veículos do tipo Pick Up. O Executivo tem um mês para responder os questionamentos do Legislativo.

Ouça a entrevista completa no link acima da foto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais