Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Câmara aprova pedido de informações sobre o sistema da rede municipal de ensino de Caxias do Sul

por Pablo Ribeiro

De autoria do vereador Lucas Caregnato (PT), o documento terá que ser respondido pela Prefeitura em 30 dias

Foto: Lucas Marques/Câmara de Vereadores/Divulgação

O Legislativo caxiense aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária desta quinta-feira (13/05), o requerimento que busca apurar informações a respeito do quadro de professores, orientações e investimentos na rede municipal de ensino de Caxias do Sul. De autoria do vereador Lucas Caregnato (PT), o documento que contém 23 perguntas conta com as assinaturas de outros três parlamentares. Conforme a Lei Orgânica do Município, a Prefeitura terá 30 dias para enviar as respostas à Câmara.

O documento dispõe, sobretudo, de questionamentos voltados ao posicionamento da Secretaria Municipal da Educação (SMED) frente a temas, tais como: testagem de professores, sanitização dos espaços escolares, disponibilização de equipamentos para estudantes da modalidade não presencial, orientação a ser seguida em caso de contaminação de funcionários ou alunos das escolas.

O requerimento aprovado permeia também acerca da Convocação para Ampliação de Jornada (CAJ) e de tópicos que questionam quais recursos e investimentos serão destinados à Educação, em 2021.

Ocupando a tribuna, Caregnato defendeu que o momento é propício para a requisição de informações, visto que a pauta da educação está em alta na Câmara e, em grande parte, as discussões atravessam a questão de investimentos na área, temática que é tratada no documento.

Por outro lado, o líder de governo na Câmara, vereador Olmir Cadore (PSDB), e a vereadora Tatiane Frizzo (PSDB) se mostraram contrários ao pedido de informações, apesar dos votos favoráveis. Cadore ressaltou que algumas das perguntas já haviam sido respondidas e defendeu a secretária municipal da Educação, Sandra Negrini.

Tatiane exclamou que a protocolização de um requerimento é viável quando não há possibilidade de se reunir com alguma secretaria para efetuar questionamentos, cenário que, segundo a vereadora, não seria realidade. Sendo assim, a parlamentar considerou incoerente o pedido de informações.

A vereadora Denise Pessôa (PT) lamentou a posição contrária dos prlamentares. Em resposta a Tatiane, Denise informou não ter recebido retorno com relação aos recentes questionamentos, destinados à Secretaria de Obras.

Os vereadores Estela Balardin (PT), Renato Oliveira (PCdoB), Adriano Bressan (PTB), Felipe Gremelmaier (MDB), Gilfredo de Camillis (PSB), Marisol Santos (PSDB) e Maurício Marcon (NOVO) também se manifestaram a respeito do requerimento.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais