Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Câmara adia discussão que autoriza Prefeitura de Caxias a contratar financiamento de R$ 40 milhões para obras viárias

por Daniel Lucas Rodrigues

Debate será adiado por três dias. Pedido partiu do vereador Renato Oliveira/PCdoB

Foto: Marinês Bertuol/Câmara Caxias/Divulgação

As discussões em torno de uma autorização legislativa para a Prefeitura de Caxias do Sul conseguir um financiamento junto à Caixa Econômica Federal iniciaram nesta quinta-feira (14/03), na Câmara de Vereadores. O Executivo municipal deseja obter R$ 40 milhões, por meio do programa FINISA (Financiamento à Infraestrutura e Saneamento), com a garantia da União, para obras de recuperação de pavimentação asfáltica.

Conforme o Município, a seleção das ruas a serem contempladas no projeto de recuperação asfáltica passará por três critérios fundamentais, visando a otimização dos recursos disponíveis e a melhoria eficaz das vias urbanas. Um dos critérios se refere ao estado atual do pavimento. Nesse sentido, foi realizado um pré-diagnóstico acerca da condição do pavimento de ruas selecionadas do Município. O objetivo foi identificar as vias que se encontram em piores condições, apresentando riscos à segurança e trafegabilidade. Ruas que necessitam de intervenção imediata foram priorizadas nesse critério, a fim de assegurar a reabilitação das vias em piores condições.

Além disso, também foi considerado o critério do tráfego de veículos. Foram selecionadas ruas que recebem grande volume de tráfego diariamente. Isso se deve ao fato de que as vias com maior circulação de veículos tendem a se deteriorar mais rapidamente.

Por fim, um outro critério envolveu a importância das ruas em relação à mobilidade urbana e logística da cidade. Ruas que desempenham um papel vital na conectividade da cidade, facilitando o acesso a áreas comerciais, industriais, serviços públicos e vias de escoamento foram igualmente consideradas.

Só que, em sessão extraordinária desta quinta-feira (14/03), o vereador Renato Oliveira/PCdoB solicitou vista. De acordo com o parlamentar, o pedido de adiamento da apreciação, aceito pela unanimidade do plenário, precisa servir para que a Prefeitura explique como aplicará os recursos. “Não está claro o porquê de algumas ruas serem contempladas por reformas, e outras não”, ponderou. Com isso, está adiada por três dias a discussão sobre a autorização ou não para a Prefeitura ir atrás desse recurso. 

Segundo o Executivo, os projetos serão elaborados pelo corpo técnico da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), que também acompanhará e fiscalizará a execução da obra. Esses projetos se baseiam nas investigações superficiais do pavimento, também realizadas pelos técnicos da SMOSP, com análise de patologias e determinação de soluções adequadas e necessárias para cada caso. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais