Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Legislativo derruba veto do substitutivo do Plano Diretor de Caxias do Sul

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Agora a proposta volta a aguardar a sanção do prefeito Daniel Guerra

Foto: Isadora Martins

O veto total do substitutivo do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de Caxias do Sul foi derrubado pela maioria (21X1) dos vereadores durante sessão extraordinária nesta quarta-feira (13).

Conforme a justificativa da prefeitura para o veto, o projeto aprovado na Câmara contém diversas inconsistências referentes à segurança jurídica, aplicabilidade e adequação técnica do que foi proposto. “O veto segue para adequar a produção legislativa com o plano de governo”, argumenta o Executivo.

Já o Legislativo destacou que o substitutivo foi necessário para sanar as lacunas deixadas pelo Projeto de Lei enviado pelo Executivo. O Plano Diretor tramita entre a Câmara e a Prefeitura desde dezembro de 2017. A matéria foi pivô de uma relação polêmica entre os poderes Legislativo e Executivo que nunca chegaram a um consenso.

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH), Elói Frizzo (PSB), afirmou que as justificativas da prefeitura para o veto não são consistentes.

“Apontaram de forma genérica algumas questões, não aprofundaram nada. Colocaram que pelo interesse público estariam vetando e que a Câmara não teria o conhecimento técnico para produzir alterações no Plano Diretor. Então, nesse sentido, não nos restou alternativa”, salientou.

O parlamentar ainda destacou que assim que a proposta para o novo Plano Diretor for promulgada, a Câmara irá realizar nova audiência pública e se colocar à disposição para fazer adequações no substitutivo: “Se efetivamente existe alguma inconsistência que nos seja apresentada que nós, rapidamente, apresentamos um projeto de lei, a Casa tem abertura pra isso. E de preferência que seja feito ainda neste ano para que a gente não entre em 2020 sem um Plano Diretor consistente como esse que foi aprovado”.  

Agora a matéria segue para sanção do prefeito Daniel Guerra (Republicanos). Caso o ato não seja cumprido por Guerra o substitutivo será promulgado pelo presidente do Legislativo, Flávio Cassina (PTB).

Ouça no link acima da foto.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais