Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Vereadores aprovam a criação de programa de segurança compartilhada para Caxias do Sul

por Daniel Lucas Rodrigues

Texto segue para sanção do prefeito Adiló Didomenico

Foto: Brigada Militar/Divulgação

O Programa Segurança Compartilhada poderá ser efetivado em Caxias do Sul, se o projeto de lei (PL) 41/2023 for sancionado pelo prefeito Adiló Didomenico. A proposta é de autoria do vereador Alexandre Bortoluz/PP e foi aprovada na sessão ordinária desta terça-feira (12/12).

O projeto abre a possibilidade de convênios entre os poderes municipal, estadual e federal. A aprovação incluiu emenda supressiva, retirando a parte de possível gratificação por desempenho a servidores que exercerem atividade municipal.

Entre as diretrizes, o autor lista: aumento do policiamento ostensivo; redução dos índices de criminalidade, principalmente nas áreas públicas com maior circulação de pessoas; aumento do rigor no combate ao comércio ilegal de produtos; emprego de agentes de segurança pública das esferas nacional, estadual e municipal nas operações; integração entre os agentes de segurança pública; e compartilhamento de dados entre os entes conveniados.

Na exposição de motivos, Bortoluz informa que a iniciativa já ocorre na capital gaúcha, através da lei nº 12.394, de 9 de abril de 2018. “Se Porto Alegre possui legislação que oportuniza suplementação dos recursos humanos em prol da segurança pública, não há razão para Caxias do Sul, como segunda maior cidade do Estado e primeira da Serra Gaúcha, enfrentando da mesma maneira déficit de efetivo, não se valer do benéfico instrumento, mesmo que seja paliativo”, argumentou o progressista.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais