Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Radar das Eleições: Democratas deve lançar nome de Vinicius Ribeiro para o Executivo ainda em dezembro

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

12º episódio: legenda monta plano de governo com o PSD

Foto: Site do Vinicius Ribeiro/Divulgação

O Democratas é a 12º legenda da série “Radar das Eleições”. O foco da sigla se encontra no pleito para a Prefeitura de Caxias do Sul, por isso coligações já foram fechadas. O Partido Social Democrático (PSD) é o mais novo aliado.

A coalizão possui duas dúvidas, uma está no nome do candidato. Vinicius Ribeiro, ex-deputado estadual pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), é o principal cotado. O outro questionamento fica em qual das legendas o político irá se filiar. O Democratas pode ser o destino, uma vez que o presidente do PSD e vereador, Kiko Girardi, concorreria a vice-prefeito em caso de não associação de Ribeiro ao partido. O anúncio será feito em dezembro deste ano e tudo indica o ex-pedetista o representante da coligação ao Executivo. O líder do Democratas em Caxias do Sul, Milton Corlatti, afirma que a escolha de seu nome diz respeito ao perfil técnico e político.

“Ele [Vinicius Ribeiro] já elaborou o plano diretor da nossa cidade, conhece bem Caxias do Sul e o povo caxiense, além de ser dedicado para a comunidade. Saindo do âmbito político, ele já foi professor universitário e trabalha como arquiteto em projetos para várias cidades. Acredito que temos uma pessoa que está gabaritada para ser o prefeito de Caxias do Sul.”.

Legislativo também é intenção

Além da candidatura, o partido trabalha na construção do plano de governo em conjunto com o PSD. No dia 06 de novembro, as duas executivas realizaram uma reunião para definir as estratégias para a montagem do projeto, que será analisado após o nome da chapa ao Executivo. Corlatti adianta que a ideia de cidade será construída na ocupação dos espaços com ações culturais e na abertura do diálogo com a comunidade.

“A nossa cidade precisa ser mais bem pensada, necessitamos valorizar os espaços, os parques e as praças dos bairros, ou seja, todos os lugares de Caxias do Sul. Temos que fazer a cidade ser mais humana, mais aberta e mais democrática, para que as pessoas tenham acesso ao poder público.”.

Os olhos do Democratas também está na Câmara de Vereadores. O partido pretende eleger dois parlamentares, uma vez que não possuem nomes na atual legislatura. O objetivo é trabalhado por meio de conversas com líderes comunitários e nomes influentes no meio social de Caxias do Sul. As negociações devem ser fechadas em março de 2020. Corlatti afirma que a ideia é ter vereadores que criem soluções para o município, deixando de serem meros despachantes.

“A ideia é que realmente sejam vereadores técnicos e não despachantes. Precisamos de parlamentares que consigam mudar um pouco a trajetória do nosso município. Temos bons nomes na bancada, mas podemos contribuir com uma nominata ao Legislativo que possa contribuir para a cidade.”.

Os pré-candidatos ao Legislativo passaram por uma série de capacitações a fim de visualizar o papel de um vereador. Atualmente, a sigla conta com cerca de 2.980 filiados em Caxias do Sul.

(Ouça as entrevistas no "Ouvir notícia" abaixo da manchete).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais