Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Ocupação da Maesa é tema de reunião pública nesta quarta-feira

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Encontro ocorre às 18h, no plenário da Câmara de Vereadores, com o intuito de realizar encaminhamentos ao Município de um plano para o local

Foto: Pablo Ribeiro
Foto: Divulgação

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul realiza, nesta quarta-feira (14/08), uma reunião aberta à população para debater sobre o plano de ocupação do imóvel antigo da Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa). O encontro ocorre às 18h, no plenário do Legislativo caxiense, visando realizar encaminhamentos ao Município sobre o tema.

A reunião foi uma ideia do Coletivo Abrace a Maesa e trabalhada pelas comissões de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH), e de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo (CECTCIDLT) do Legislativo da cidade. Conforme o vereador e presidente da comissão de Desenvolvimento Urbano, Edio Elói Frizzo (PSB), o debate também vem para alertar sobre os riscos da perda do local por conta da omissão do Município em dar uma resolução ao acordo tratado com o Governo do Estado.

Explicação do projeto

Mesmo a reunião pública oportunizando discutir os próximos passos da ocupação, o Executivo caxiense já escolheu o que fazer no local. Apresentado em agosto de 2018, o Plano Geral para a Maesa é a elaboração de um planejamento que define as próximas etapas para posse do lugar, através de processo licitatório que vai contratar uma empresa de arquitetura especializada para desenvolver o projeto. Levantamento cadastral arquitetônico, fotográfico e indicação de tipo e grau de intervenção são algumas das ações que deverão ser realizadas. Para Frizzo, além da comunidade, o Município está convidado ao encontro público para dar maiores detalhes dos planos de ocupação, uma vez que, nesses dois anos de elaboração, deixou a população fora do debate. “No momento que assumiu o atual prefeito (Daniel Guerra), entidades representativas foram colocadas fora da comissão que atuava no plano que foi apresentado ao Governo do Estado do RS. Por isso, estamos convocando a representação do Executivo para que venha e coloque o está sendo feito e planejado, até porque, eventualmente, se perder o imóvel por omissão, a Câmara (de Vereadores) pode denunciar por improbidade administrativa.”, ressaltou Frizzo.

Grupo Voges também será debate

Com a falência decretada do Grupo Voges, na semana passada, Frizzo também chama o administrador judicial da empresa, Nelson Sperotto, para explicar sobre os encaminhamentos para desocupação do espaço. Essa presença é esperada, uma vez que com essa decisão a empresa poderia se manifestar a respeito do caso da Maesa. “Estamos convidando o Dr. Sperotto para que ele acompanhe essa audiência para poder falar sobre os encaminhamentos que farão para a desocupação do espaço. Além disso, queremos ver se dá para fazer uma ocupação imediata a fim de evitar a depredação do local.”, avaliou.

A comunidade ainda pode acompanhar a reunião pública pela página da Câmara de Vereadores no Facebook e pelo canal da TV Câmara Caxias no Youtube.

(Ouça a notícia abaixo do título da matéria).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais