Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Vinda de Jair Bolsonaro a Caxias traz acordo de políticas nacionais para a UCS desenvolver projetos com grafeno

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Anúncio foi realizado durante a abertura da 1ª Feira Brasileira de Grafeno, em Caxias do Sul

Foto: Daniel Herrera/UCS/Divulgação

Além da presença do presidente Jair Bolsonaro na abertura da 1ª Feira Brasileira de Grafeno, o evento trouxe a assinatura de contratos para construir projetos a partir do material. Os acordos foram fechados durante a solenidade de sexta-feira (09), rubricado pelo reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Kuiava, pelo presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), general Waldemar Barroso Magno Neto, e pelo diretor de operações da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Carlos Eduardo Pereira.

O primeiro projeto realiza a adesão da UCSGraphene à Rede MCTI/EMBRAPII de Inovação em Grafeno, que desenvolve pesquisas aplicada com o material. Foi assinado também o decreto que institui a Política da Ciência, Tecnologia e Inovação de Materiais Avançados, que tem por finalidade orientar o planejamento, as ações e as atividades para desenvolvimento de materiais avançados — como o grafeno — para serem aplicadas em diversas produções. Conforme Kuiava, a instituição quer mostrar que, para além das pesquisas, o grafeno pode ser industrializado e produzido por uma universidade brasileira. O futuro foi materializado nos estandes da feira, por meio dos produtos apresentados pelos expositores.

A outra iniciativa será para a área da saúde. A universidade terá acesso a R$ 1,8 milhão para desenvolver nanocompósitos poliméricos, feitos a partir do grafeno, para tratamento de pele, como curativos, e medicina regenerativa. O montante será proveniente do Finep. O recurso dará para criar materiais de prototipagem 3D e de restauração e regeneração na área da odontologia. Com o estudo será possível determinar quais são as atividades biológicas antimicrobiana, antiviral, anti-inflamatória, antioxidante, citotóxica e genotóxica existentes no grafeno e em seus componentes. O ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, discursou na abertura. Segundo ele, a UCS é uma produtora de conhecimento, que o transforma em produtos para beneficiar os cofres públicos.

Desde que a UCSGRAPHENE iniciou suas operações em março de 2020, mais de 150 propostas para o uso do material foram apresentadas, envolvendo inúmeras áreas — inclusive a da saúde. Entre as aprovadas, está o projeto detentor do apoio da Finep, que foi articulado pela Agência de Inovação UCSiNOVA — envolvendo os Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Biotecnologia, Engenharia e Ciência dos Materiais, e Engenharia de Processos e Tecnologias da UCS, em parceria com a UCSGRAPHENE.

Clique no “Ouvir Notícia” e ouça a reportagem completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais