Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Vereadores cassados em 1964 têm a devolução simbólica dos seus mandatos

Câmara Municipal de Caxias do Sul

À época, o titular e os suplentes da antiga ARS sofreram com a alegação de serem comunistas

Foto: Arquivo/Gazeta

A devolução simbólica dos mandatos do então vereador titular Percy Vargas de Abreu e Lima e dos suplentes da antiga Aliança Republicana Socialista (ARS) ficou garantida por meio da aprovação unânime ao projeto de resolução 11/2013, na sessão ordinária desta quarta-feira, 08.

De autoria do vereador Henrique Silva/PCdoB, a matéria tornou nulo o requerimento que havia cassado os parlamentares da ARS, em 20 de abril de 1964, na 5ª legislatura da Câmara Municipal de Caxias do Sul (1964-1968), sob a alegação de serem comunistas.

Henrique enalteceu o fato de o gesto de hoje ter significado um ato de reparação histórica. Suplente da ARS à época, Luiz Pizzetti acompanhou o debate de hoje, junto com familiares de ex-militantes daquela sigla partidária. A resolução aprovada não produzirá efeitos financeiros.

O referido episódio aconteceu na parte inicial do regime militar brasileiro, implantado entre 31 de março e 1º de abril de 1964, que durou até 15 de janeiro de 1985, com a eleição indireta do falecido Tancredo Neves a presidente da República. No chamado golpe de 1964, o então presidente João Goulart terminou deposto, sendo substituído por Humberto de Alencar Castelo Branco, o primeiro presidente da ditadura.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais