Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Assembleia Legislativa monta grupo para apoiar a construção do Porto Meridional, em Arroio do Sal

por Daniel Lucas Rodrigues

Definição foi feita durante audiência pública para discutir investimento no futuro empreendimento

Foto: Gustavo Rubert/Divulgação

A Assembleia Legislativa (AL/RS) criou uma Frente Parlamentar em apoio à construção do Porto Meridional, em Arroio do Sal. O grupo foi instalado pelo deputado Issur Koch (PP) durante audiência pública para discutir os investimentos para o empreendimento. Nos próximos dias será feito um manifesto em conjunto com entidades e prefeituras do Litoral a favor da construção do porto.

Durante o encontro, foi estipulado que o local deverá receber R$ 6 bilhões em investimentos privados, que impactariam na economia do Litoral Norte e do Rio Grande do Sul com dezenas de novos empreendimentos e a geração de milhares de postos de trabalho a partir da atração de novos negócios na costa gaúcha. Os dados foram apresentados deputado estadual Issur, em conjunto com a Comissão do Mercosul da Assembleia.

Uma das justificativas para a criação do porto é pelo fato de a maior parte da produção industrial e agrícola do Estado estar concentrada na região norte gaúcha, que não competiria com o Porto de Rio Grande. O intuito é não fomentar essa disputa, mas o empreendimento em Arroio do Sal ser uma alternativa de escoamento da produção que vai para portos de Santa Catarina e Paraná, diminuindo os custos da logística. Cálculos apontam que 15 milhões de cargas do estado saem para portos de SC, PR e Santos (SP).

O encontro contou com as presenças do engenheiro e ex-deputado federal Fernando Carrion, do líder do governo na Assembleia, Frederico Antunes (PP), e dos deputados Vilmar Lourenço (PP), Carlos Búrigo (MDB) e Vilmar Zanchin (MDB), representantes e lideranças políticas do Litoral, entidades de classe e governo do Estado.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais