Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Bancada do PT quer convocação do procurador-geral do município para dar explicações na Câmara

por Noele Scur

Cobrança ilegal de taxa pelo Samae terá que ser devolvida à população, conforme vereador

Beltrão: Fundo Hídrico cobrado pela prefeitura é ilegal
Foto: Foto: Noele Scur/São Francisco SAT

A decisão em 2ª instância na Justiça reitera a ilegalidade do Fundo Municipal de Recursos Hídricos e encerra a possibilidade de recursos judiciais da prefeitura. A informação foi dada pelo vereador Rodrigo Beltrão (PT), da tribuna, na sessão desta terça-feira (07).

O Tribunal de Justiça publicou o acórdão com a decisão no dia último 31. O vereador apontou que, agora, a prefeitura não tem mais como deixar de pagar a quantia avaliada em R$ 20 milhões a todos os contribuintes que pagaram a taxa na conta de água. A cobrança do Fundo ocorreu por 14 meses na administração do ex-prefeito José Ivo Sartori. “Precisamos que essa Casa, que é cúmplice dessa votação e conivente com essa cobrança ilegal assuma posição e cobre do executivo!”, disse. A vereadora Denise Pessôa chamou a cobrança de assalto institucionalizado. “Quanto tempo vai arrastar para devolver esse dinheiro?”, afirmou

Nesta quarta-feira (08), a bancada do PT protocola um requerimento com a convocação do procurador-geral do município, Victório Giordano da Costa, para que preste esclarecimentos na Câmara. Os vereadores da oposição querem saber como a prefeitura vai devolver os valores aos cerca de 116 mil contribuintes com ligação de água em Caxias do Sul.

Para o líder de governo, Pedro Incerti (PDT), o município passa pela esfera judicial de forma natural. “Vai acertar esse assunto na liquidação de sentença, quando chegar ao final”, disse.

O Fundo foi criado em 2011 para que a quantia arrecadada fosse destinada ao Sistema Marrecas. A bancada do PT ingressa no Ministério Público desde então pedindo a ilegalidade da cobrança. A decisão da última semana consta na 20º Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais