Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Secretaria de Meio Ambiente consegue aprovação para gerir Fundo de Reciclagem em Caxias

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Matéria foi aprovada em primeira discussão nesta terça-feira (06/04), na Câmara de Vereadores

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou na sessão desta terça-feira (06/04) a mudança da administração do Fundo de Reciclagem, chamado de EcoFundo. O projeto de lei, lançado pelo Executivo municipal, foi aprovado por unanimidade e passou pela primeira discussão. Terá que ser feita uma segunda votação para aprovar a proposta.

O fundo passará a ser administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O recurso é gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete) Na exposição de motivos, a Prefeitura argumenta que “O Plano Municipal (de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS, instituído por meio da Lei nº 8.183) prevê que a Coordenação do Comitê da Cadeia Produtiva da Reciclagem caberá à Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Dessa forma, o presente projeto de lei tem a finalidade de transferir à administração do fundo para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, visto que possui equipe técnica de profissionais habilitados para planejar, executar e implementar o PMGIRS, de acordo com as legislações vigentes do setor”, argumenta.

Durante a apreciação, a vereadora Denise Pessôa/PT se manifestou em apoio à mudança. A petista aproveitou para relatar a difícil situação pela qual passam os trabalhadores das Associações de Recicladores. Segundo ela, com a pandemia, a quantidade de resíduos diminuiu e a renda mensal desses profissionais tem sido muito baixa, entre R$ 400 e R$ 500.

O EcoFundo foi criado em dezembro do ano passado. Ele tem como objetivo captar recursos e prestar apoio financeiro, em caráter suplementar, a projetos, planos, obras e serviços necessários à ampliação, conservação, preservação e recuperação das associações de triagem e reciclagem de resíduos sólidos conveniadas ao município. Além disso, busca garantir investimentos em tecnologia, na capacitação ambiental e na formação continuada das associações, por meio de ações e programas que garantam o acesso e a oportunidade. A medida visa ao desenvolvimento da cadeia produtiva da reciclagem conveniada.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais