Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Aprovado projeto que reconhece bancas de jornais e revistas como Patrimônio Cultural Imaterial do município

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Projeto de Lei foi votado na cópia por falta de retorno da prefeitura

Foto: Pablo Ribeiro

As bancas de jornais e revistas de Caxias do Sul poderão ser consideradas Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município. O Projeto de Lei que prevê o reconhecimento foi aprovado por maioria dos parlamentares caxienses durante a sessão ordinária desta terça-feira (03).

Um dos autores, vereador Rafael Bueno (PDT) afirmou que o projeto foi aprovado por maioria no Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compach), porém ficou arquivado na Secretaria Municipal da Cultura. “A Comissão de Constituição e Justiça solicitou à secretaria de Cultura para que desse o parecer sobreo projeto. Mas, o secretário da Cultura engavetou o projeto eles não remeteram pra nós. O regimento interno da Câmara nos permite, então, que possamos votar por cópia quando o projeto não é devolvido para o plenário”.

Elói Fizzo (PSB) que também assina o projeto, reiterou que a decisão da prefeitura de retirar os proprietários das bancas foi um equívoco. “Isso também é uma forma equivocada com que essa administração vem reagindo com a questão das permissões das bancas de revistas. Mas, hoje, nós estamos votando pela cópia isso demonstra que é um governo contra tudo e contra todos”.

Paulo Périco (MDB), que também tem autoria do texto, criticou a prefeitura por não ter liberado o projeto: “Qual é a intenção, qual é a racionalidade de uma prefeitura segurar um projeto desses? Uma intervenção na praça? Eu fiz um pedido para que enviassem um projeto oficial da intervenção da praça e ainda não nos trouxeram. Não tem nada”, salientou.

Os donos das quatro bancas de revistas acompanharam a sessão e o Rogério de Mello, que era proprietário da Banca na Praça João Pessoa, no Bairro São Pelegrino falou com a reportagem: “Mesmo que não retorne a nós as bancas, o que a gente está sempre pregando é que não se feche as bancas da cidade. Se ele não quer que nós estejamos à frente das bancas então que faça uma licitação”, declarou.  

Agora o projeto será encaminhado para a prefeitura para ser sancionado ou vetado pelo prefeito Daniel Guerra (Republicanos). Caso o prefeito vete a matéria ela retornará para a apreciação da Câmara, mas provavelmente só no ano que vem, devido ao encerramento do período Legislativo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais