Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Prefeitura caxiense assina termo de adesão à Região Metropolitana da Serra Gaúcha

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Afirmação partiu do ex-prefeito interino da cidade, Flávio Cassina (PTB)

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Caxias do Sul assinou um termo de adesão para a Região Metropolitana da Serra Gaúcha na semana passada. Mas o anúncio foi realizado nesta quinta-feira (02/01), durante a posse do novo prefeito interino da cidade, Ricardo Daneluz (PDT). A afirmação foi efetuada pelo vereador e candidato ao paço municipal pelas eleições indiretas, Flávio Cassina (PTB).

Na gestão de Daniel Guerra havia diversos impasses sobre o tema. Um deles foi que ao final de 2019, a Câmara de Vereadores protocolou um projeto de lei para inserir o município no bloco a fim de não perder o prazo de entrada, que encerraria no dia 31 de dezembro. Porém, a matéria deveria partir do próprio Executivo, conforme afirmava o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete), Emílio Andreazza.

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, Cassina afirma que no dia 10 de janeiro espera que uma comitiva do Governo do Estado venha para o município a fim de consolidar o acordo. Caxias do Sul era a única cidade dentre 14 municípios que não havia formalizado a inserção à região. (Ouça a fala aqui)

Outras dúvidas do antigo titular da pasta eram entender o objetivo da matéria, as vantagens da cidade em adentrar o coletivo, além de visualizar que o governo estadual deveria repassar uma verba para custear parte do projeto, como para a criação de uma diretoria executiva responsável pela região. Em novembro do ano passado, a Prefeitura realizou uma reunião com o vereador Felipe Gremelmaier (MDB), responsável pela proposta, a fim de ter respondido todos os questionamentos. O que ficou do encontro foi o encaminhamento de um ofício à Secretaria Estadual de Articulação e Apoio aos Municípios para compreender melhor se a inserção de Caxias prejudicaria os cofres púbicos. Após o encontro, não houve retorno do Executivo. O Legislativo aprovou o projeto de Gremelmaier e encaminhou para sanção de Daniel Guerra, algo que não ocorreu.

Na entrevista, o vereador ainda não mencionou a respeito de uma próxima fase, pois prefere esperar o resultado das eleições indiretas do dia 09 de janeiro. Ele é candidato ao lado de Elói Frizzo (PSB), que vem como vice na única chapa inscrita no pleito eleitoral. (Ouça a fala aqui)

O andamento do assunto será decidido na próxima quinta-feira (09/01) com as eleições. Para tornar-se prefeito, Cassina necessita de 12 votos da casa legislativa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais