Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Brasil é 46º em ranking global de países verdes

por Fábio Machado Merfort
Foto: Divulgação

O Brasil aparece em 46º lugar no novo ranking de países verdes do Environmental Performance Index EPI, lista bienal elaborada pelas Universidades de Yale e de Columbia. 

O país somou 78.90 pontos de 100, apresentando um avanço significativo em relação à edição de 2014, onde ocupava a 77ª posição. Mas ainda há muito para melhorar.

Apesar de toda sua exuberância natural, o Brasil perde para Cuba, Ucrânia, Argentina e Costa Rica, no novo ranking. É que pelos critérios do EPI, o que conta mesmo é como os países cuidam dos seus recursos naturais. E aí o desempenho brasileiro deixa a desejar.

O ranking classificou 180 países com base em 20 indicadores distribuídos por 9 categorias: critérios de saúde ambiental; poluição do ar; recursos hídricos; biodiversidade e habitat; recursos naturais; florestas; energia e clima, entre outros. E cada categoria possui pesos diferentes.

Na análise por categoria, o país apresentou melhor desempenho no quesito qualidade do ar, com 91.78 pontos. Mas se saiu pior na preservação de recursos florestais, levando apenas 37.86 de 100 pontos, o que coloca o Brasil no 83º lugar entre os países que melhor cuidam de suas florestas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais