Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Secretaria de Meio Ambiente realiza coleta de lixo eletrônico em Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Objetivo é a correta destinação do e-lixo evitando contaminação ambiental

Foto: Divulgação

A Organização Internacional do Trabalho estima que a geração mundial de lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo, alcance dezenas de milhões de toneladas anuais. O lixo eletrônico possui diversos contaminantes nocivos ao meio ambiente e à saúde .

No Brasil, existem os postos coletores, mercados e revendedores de produtos eletrônicos que aceitam os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE). Apesar de não possuir uma alta tecnologia de reciclagem, o país inicia essa caminhada para intervir na crescente produção de lixo eletrônico. Após a coleta do e-lixo, o processo de reciclagem se inicia por meio de uma triagem - há a separação dos equipamentos em condições de uso (que podem ser doados) dos que não podem ser reutilizados.

Logo, os aparelhos são desmontados, e a carcaça, a bateria, o vidro e as placas de circuito são separados, sendo dado um destino diferente para cada componente.

Nos municípios pequenos, raramente há empresas especializadas neste tipo de reciclagem, e ainda mais raros são os postos fixos de coleta. Por isso, o Poder Público Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, realiza periodicamente a coleta, em campanhas de recolhimento de lixo eletrônico em locais de fácil acesso. Depois, o material é destinado corretamente para a reciclagem.

O descarte, nesta edição, acontecerá nesta sexta-feira, dia 29 de janeiro, na praça Vespasiano Corrêa, das 9h às 16h.

O que você pode descartar?

Os resíduos computacionais, resíduos eletrônicos ou lixo eletrônico são os termos mais comuns utilizados para denominar todo e qualquer material eletro eletrônico descartado ou obsoleto. Assim, o termo engloba diversos produtos, tais como computadores, aparelhos de televisão, rádios, geladeiras, celulares, dentre diversos outros dispositivos com os quais temos contato diariamente.

O que não será coletado:

Lâmpadas e Pilhas.

Informações na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (54) 3443 5987.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais