Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Vereadores aprovam criação da Semana Lixo Zero em Caxias do Sul

por Pablo Ribeiro

Projeto de lei visa conscientizar a população sobre a produção de lixo

Foto: Juliane Ribas/Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

Aprovado por unanimidade nesta terça-feira (26/04), o projeto de lei n° 179/2021 (com substitutivo) tem como objetivo implementar a Semana Lixo Zero no calendário oficial de Caxias do Sul. A matéria, que estabelece o referido período na última semana do mês de outubro, partiu do vereador Rafael Bueno (PDT). Para valer, precisa ainda da sanção do prefeito Adiló Didomenico (PSDB).

O texto propõe fomentar a educação e a conscientização da população, das empresas, das entidades e dos órgãos públicos para o correto encaminhamento de resíduos sólidos na cidade. O conceito “lixo zero” consiste em uma meta econômica e eficiente que busca o máximo aproveitamento e o direcionamento correto de resíduos recicláveis e orgânicos nas cidades, explica o PL 179/2021.

O conceito objetiva o fim da destinação desses materiais para aterros sanitários ou para incineração, tendo como consequência direta a redução do custo da coleta seletiva. Caso for sancionada, a semana deverá ser organizada por voluntários locais, em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil e com a participação de empresas, entidades, organizações, órgãos públicos e população em geral.

Ainda conforme o projeto, a semana tem como propósito fomentar soluções para redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de lixo com ações educativas e de conscientização sobre o tema. Também procura promover palestras, fóruns, seminários, audiências públicas, ações coletivas de prática de limpeza em espaços públicos e incentivo do consumo consciente.

O vereador Rafael Bueno ressaltou a presença em plenário de Victoria Reolon de Mello, Geovana Secco e Daniel Reolon, jovens que tomaram a iniciativa para criar o projeto de lei em Caxias do Sul. “Talvez sejam apenas esses três jovens, mas daqui a pouco esses jovens vão se multiplicar nas escolas, empresas e nas comunidades, para a gente conseguir conscientizar milhões de pessoas”, disse ele.

Em Caxias do Sul, o evento tem histórico desde 2020, com organização por parte do Coletivo Lixo Zero Caxias do Sul, grupo formado por 15 voluntários. Na primeira edição, foram mais de 97 ações cadastradas, impactando mais de 60 mil pessoas que acompanharam as atividades.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais