Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

ONU pede que se plantem árvores

por Maria de Fátima Zanandrea

Líderes mundiais assinam documento pela Terra em 22 de abril de 2016

O Programa da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) está em contagem regressiva para a assinatura do Acordo de Paris sobre a Mudança Climática. O documento será assinado oficialmente pelos líderes mundiais em 22 de abril de 2016, que é o Dia Internacional da Terra (leia abaixo).

Por isso, o Pnuma lança a campanha “Árvores pela Terra” e qualquer um pode participar da iniciativa.

A agência está pedindo que as pessoas façam pelo menos uma entre as seguintes opções: plantar uma árvore, abraçar uma árvore ou tirar uma foto de sua árvore favorita. As imagens das ações podem ser postadas no Facebook ou no Twitter, usando as hashtags “#ParisAgreement”, “#Trees4Earth” e “#EarthDay2016”.

Neste ano, o Dia Internacional da Terra tem como meta: que exista uma árvore para cada habitante do planeta até 2020. Com a campanha, o Pnuma quer mobilizar os 7 bilhões de habitantes do planeta a plantarem uma árvore, para que a meta seja alcançada o quanto antes.

 

Funções

A agência da ONU explica a ligação entre o Acordo de Paris e as árvores. “As florestas são aliadas no combate à mudança climática e na restauração do balanço ecológico do planeta”, reza o documento do Pnuma.

As florestas também são cruciais para absorver carbono, limpar o ar, manter o fluxo dos rios e estabilizar os solos. As árvores também ajudam a reciclar nutrientes para a agricultura e servem de habitat para várias espécies de animais.

A secretária-executiva da Convenção da ONU sobre Mudança Climática, Christiana Figueres, afirmou que  plantar, abraçar ou fotografar uma árvore vai marcar a assinatura do Acordo de Paris. “É uma forma de expressar solidariedade, amor e esperança”, enfatiza

O acordo, que passa a valer em 2020, prevê que os países implementem ações para conter a emissão de gases que causam o efeito estufa e assim, evitar o aumento da temperatura média do planeta.

 

22 de abril, Dia Mundial da Terra

 

Todos os anos, no dia 22 de abril celebra-se o Dia Mundial da Terra. A data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que protestou contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969.

Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos que contestavam a guerra, Gaylord desenvolveu esforços para conseguir colocar o tema da preservação da Terra na agenda política norte-americana.

A população aderiu com força à manifestação. Mais de 20 milhões de americanos manifestaram-se a favor da preservação do planeta e de seu meio ambiente. Atualmente, milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação e sustentabilidade da Terra.

O Dia Mundial da Terra conta já com mais de milhões de atos realizados em prol do ambiente ao longo da história. É o maior dia do ano para o planeta, desejando que todos os habitantes do mundo realizem algum ato que o proteja.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais