Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Lideranças abordam desafios na preservação das águas em Vacaria

por Rafael Vargas

22 de março é o dia mundial da água

Lideranças participaram do Programa Temática nesta quarta-feira, 22/03.
Foto: RD Fátima

Os moradores de Vacaria consomem em média 14 mil metros cúbicos de água por dia. São sete reservatórios da Corsan distribuídos pela cidade além da estação de tratamento e a barragem de captação da água. Nesta quarta-feira, 22/03, Dia Mundial da Água o assunto foi pauta do Temática na Rádio Fátima. Segundo a Corsan o índice de desperdício de água na cidade é em torno de 35%. A companhia vem nos últimos meses realizando a troca da rede em alguns bairros. Equipes estão trabalhando no bairro Cristal.

Nos últimos anos órgãos e entidades ligadas ao meio ambiente vem realizando projetos no sentido de preservar as nascentes da bacia de captação. Um dos problemas relatados é o plantio de lavouras nas proximidades da barragem. A Corsan garante que faz análises laboratoriais para identificar a presença de produtos químicos na água como metais pesados. O gerente da Corsan Inácio Mafhuz destaca que o projeto para construção de uma estação de tratamento de esgoto no bairro Monte Claro ainda está em análise pela Fepam. Acrescenta, no entanto, que é necessário um projeto mais amplo que atinja maior parte da cidade.

Um avanço importante no que se refere a proteção da bacia de captação é a elaboração de um plano diretor para a área. Neste sentido foi assinado um convênio com a Universidade de Caxias do Sul. Com recursos de mais de R$ 80 mil esse estudo deverá ser concluído em um prazo de um ano. Uma das responsáveis pela educação ambiental Marli Borsói destaca que essa ação irá dar diretrizes para a realização de projetos e políticas públicas. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais