Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Especialistas reforçam a importância de apresentar os parques naturais às crianças e jovens

Baixar Áudio por Beverli Rocha

A dica é destacada no período de férias escolares

Foto: Prefeitura Municipal/Arquivo

No dia 23 de julho, ocorre mais uma edição da Campanha Um Dia No Parque, um evento anual que tem como objetivo principal incentivar famílias e comunidades a explorarem as maravilhas das Unidades de Conservação (UCs), como parques e reservas. Neste dia, serão oferecidas diversas atividades, em várias regiões do país, para todos os públicos.

Um dos grupos que mais se divertem é o das crianças, que são o foco de atividades como observação de animais, caminhadas e ações que estimulam a curiosidade e trazem muitos benefícios. 

Diversos estudos reforçam a importância do contato com o meio ambiente para o desenvolvimento saudável e o bem-estar infantil, porém, as crianças estão cada vez mais conectadas a dispositivos eletrônicos, dedicando pouquíssimo tempo para as atividades ao ar livre. A natureza oferece uma infinidade de benefícios que vão além da diversão, podendo ser  físicos, mentais e emocionais, ajudando também no desenvolvimento cognitivo.

A coordenadora de Conhecimento do Instituto Semeia, Mariana Haddad, falou sobre o assunto em entrevista ao programa Temática. Confira o conteúdo completo em áudio (acima).

 

A saber:

1) A campanha Um Dia No Parque é uma iniciativa da Coalizão Pró-UCs, um grupo de entidades comprometidas com a preservação ambiental e a conscientização sobre a importância dessas áreas protegidas.

O tema do Um Dia No Parque 2023 é “É hora de cuidar do nosso lar”. Dando continuidade à ideia de 2022, que teve como tema “De volta ao lar”, graças ao retorno às atividades presenciais após o período da pandemia, o UDNP 2023 quer lembrar as pessoas que é necessário cuidar das Unidades de Conservação e que o contato com a natureza contribui para a saúde física, mental e emocional.

No ano passado, a campanha atraiu mais de 100 mil pessoas de todas as regiões do Brasil para as UCs, proporcionando experiências enriquecedoras e inesquecíveis para crianças e adultos. Neste ano, a expectativa é que este número seja ainda maior, à medida que mais pessoas reconhecem os benefícios significativos que essas experiências podem trazer para o desenvolvimento de todos, inclusive das crianças.

 

2) O Um Dia No Parque foi idealizado pela Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, a Rede Pró UC, e é realizado pela Coalizão Pró-Unidades de Conservação, que é formada por empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das unidades de conservação e que juntam forças anualmente para a realização dessa importante ação. A Coalizão é formada pela Rede Pró UC; WWF-Brasil, Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Semeia, Fundação Grupo Boticário, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, FUNBIO - Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, TNC Brasil, Imaflora e Conservação Internacional.

3) Parques disponíveis para visitação em Caxias do Sul: Jardim Zoológico da UCS/ Parque da Lagoa do Rizzo/ Cascata da Mulada/ Parque Cinquentenário/ Gruta Nossa Senhor de Lourdes Terceira Légua/ Jardim Botânico de Caxias do Sul/ Eco Parque, entre outros.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais