Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Programa Água Limpa é apresentado em Farroupilha

por Ivan Sgarabotto

O Programa começou a ser elaborado em Caxias do Sul ainda em 2005, com o objetivo de melhorar a qualidade da água para consumo humano e outras ações de saneamento básico

Foto: Adroir Fotógrafo

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Secretaria de Meio Ambiente, com o apoio do Sindicato dos Agricultores Familiares de Farroupilha, promoveu recentemente uma tarde de campo sobre a proteção de nascentes de água em uma propriedade na Linha 47, 2º distrito. Os Engenheiros Agrônomos Neiva Rech e Paulo Facchin, responsáveis técnicos do Programa Água Limpa da Prefeitura de Caxias do Sul, estiveram na propriedade para apresentar o projeto e realizar o trabalho.

O Programa Água Limpa começou a ser elaborado em Caxias do Sul ainda em 2005, com o objetivo de melhorar a qualidade da água para consumo humano e outras ações de saneamento básico, melhorando assim a qualidade de vida da população rural do município, ao lado da preservação do meio onde ela vive. O conjunto de ações para complementar o saneamento básico nas prioridades rurais contempla abastecimento com água potável, o destino adequado das águas servidas, dos dejetos de animais, dos resíduos domiciliares e das embalagens de agrotóxicos.

O abastecimento de água, em quantidade e qualidade, de forma a atender ás necessidades das famílias rurais, depende de um conjunto de ações:

  • Proteger as nascentes de água;
  • Tratar as águas servidas da cozinha e do esgoto domiciliar, destinando-os para a fossa séptica e sumidouro;
  • Construir esterqueiras bem dimensionadas e impermeabilizadas para evitar a contaminação do solo e dos mananciais hídricos;
  • Promover e participar da coleta seletiva do lixo domiciliar e das embalagens de agrotóxicos.

Na propriedade na Linha 47, em Farroupilha, foi executado o trabalho de proteção de nascentes de água, apenas como projeto piloto. A partir disso será avaliada a continuidade do projeto. O Sicredi participou da ação e se demonstrou interessado em apoiar o programa.

Em Caxias do Sul já foram recuperadas 130 nascentes de água, 400 famílias foram beneficiadas com sistema de abastecimento por meio der poços artesianos e em 30 propriedades foram instalados esterqueiras e sistemas de tratamento das águas servidas, além do recolhimento de 500 mil embalagens de agrotóxicos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais