Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Projeto de educação ambiental Alquimia do Óleo será apresentado em Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

O projeto tem como objetivo propor uma solução para o correto descarte do óleo de cozinha usado no município

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) de Caxias, apresenta nesta quinta-feira, dia 16, o projeto de educação ambiental Alquimia do Óleo. O lançamento ocorre às 15h, no Salão Nobre do Centro Administrativo. O projeto tem como objetivo propor uma solução para o correto descarte do óleo de cozinha usado no município, atendendo também ao regramento do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, além de promover a conscientização da comunidade sobre a importância do descarte correto do óleo vegetal saturado.

O projeto prevê que, durante dois anos, a SEMMA, por meio de empresa contratada (S.A.S Bio), ministrará 800 palestras à comunidade caxiense (escolas, faculdades, entidades, associações de bairros, comunidade em geral, etc.). As palestras educativas terão uma dinâmica específica, com demonstração prática do funcionamento de uma miniusina capaz de permitir a visualização do processo de transformação/conversão do óleo de cozinha em biodiesel. A ênfase da ação pedagógica se concentrará na alquimia que transforma um problema ambiental em uma solução sustentável.

O processo será efetivado em uma unidade móvel itinerante (uma van), com a usina móvel didática instalada no interior do veículo, preparado ludicamente para execução e apresentação do processo educativo) e a demonstração será "in loco", em pleno processo. A produção de óleo da miniusina servirá para o abastecimento do veículo.

O óleo - O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando jogado na pia (rede de esgoto) causa entupimentos, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema. Muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda têm jogado o óleo utilizado na cozinha na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos que isso causa. Jogar o óleo na pia, em terrenos baldios ou no lixo acarreta três fins desastrosos a esse óleo: permanece retido no encanamento, causando entupimento das tubulações se não for separado por uma estação de tratamento e saneamento básico; se não houver um sistema de tratamento de esgoto, acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, causando danos à fauna aquática; fica no solo, impermeabilizando-o e contribuindo com enchentes, ou entra em decomposição, liberando gás metano durante esse processo, causando mau cheiro, além de agravar o efeito estufa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais