Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

CODECA anuncia a instalação de uma usina de biodiesel

por Ivan Sgarabotto

O óleo de cozinha usado, transformado em biodiesel, será usado para abastecer a frota da empresa

Foto: Rafael Lopes

A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (CODECA) promoveu nesta segunda-feira, 05, a Assembleia Geral Extraordinária para alteração do estatuto social visando a instalação de uma usina de produção de biodiesel, tendo como matéria-prima o óleo de cozinha usado.

O projeto da usina de produção de biodisel é uma parceria entre CODECA, SEMMA e SAMAE, sendo que a Companhia fará a operação, desde a coleta do óleo de cozinha usado até o beneficiamento para transformá-lo em biodiesel. A usina terá uma produção prevista de até 30 mil litros mensais desse combustível, que será misturado ao óleo diesel e a outros produtos para abastecer a frota de caminhões e máquinas da própria Companhia.

A usina será construída na sede da CODECA em um investimento na ordem de R$ 650 mil. O retorno desse investimento está previsto para dois anos e cinco meses, já que são consumidos em média dois litros de óleo de cozinha por mês em cada residência, o que significa um consumo médio de 300 mil litros/mês; 60% desse total torna-se resíduo. A meta é coletar no mínimo 10% do total, que representa 30 mil litros mês de óleo usado.

Participaram da reunião, o Prefeito Alceu Barbosa Velho como acionista majoritário empresa, o diretor-presidente Paulo Ballardin, o diretor administrativo financeiro Milton Balbinot, o presidente do Conselho de Administração Valmor Fiorini, o secretário municipal do Meio Ambiente, Adivandro Rech, além de membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal, gerentes e funcionários da Companhia.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais