Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Caxias do Sul perde 48% da água produzida para os usuários, afirma diretor de planejamento integrado do Samae

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Índice considera o volume retirado das represas em relação à cobrança da tarifa de abastecimento de água

Foto: Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

Uma pesquisa do Instituto Trata Brasil, divulgada nesta semana, apresenta que oito Estados brasileiros perdem metade ou mais da água que produzem, por conta de vazamentos, ligações clandestinas, falhas do hidrômetro, entre outros casos.

Em Caxias do Sul, segundo dados do Samae, nos dois últimos anos foram identificadas 1.500 irregularidades, que envolvem infrações como danificação no hidrômetro, ligação clandestina e violação do lacre.

Segundo o Diretor de Planejamento Integrado da autarquia, Gerson Panarotto, a água perdida no município chega a aproximadamente a 48%, sendo um índice considerado elevado . “Esta perda considera o volume retirado das represas para atender as demandas do usuário em relação ao volume faturado, ou seja, aquilo que realmente é cobrado do cidadão em termos de tarifa de abastecimento de água.”, destaca Panarotto.

Segundo ele, o Samae realiza diversas ações para diminuir o desperdício de água, como substituição de redes antigas, redução de pressão na distribuição de redes, detecção de vazamentos não visíveis e intervenções nos reservatórios.

Em relação ao combate as irregularidades, Panarotto destaca que são feitas ações em combate as fraudes nos hidrômetros e ligações clandestinas. “Nas fraudes nossa fiscalização age bastante, se não me engano, são em torno de 800 fraudes detectadas no ano. Na questão de ligação clandestina, temos muitos problemas referentes aos loteamentos irregulares, onde, por lei, somos proibidos de realizar a ligação regular da água.”, destacou.

Panarotto também ressaltou qual a pena para a pessoa que cometer as irregularidades.

Para denunciar casos de infrações, o Samae solicita que liguem no telefone 115.

(Ouça a notícia abaixo da foto).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais