Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Escola catarinense inspira por meio do exemplo de educação ambiental

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Estudantes aprendem na prática a importância de preservar a natureza

Foto: Foto: Freepik

Quem chega ao Centro Educacional Professor Arlindo Winter, em Peritiba, Santa Catarina, logo nota o grande bosque que se ergue imponente aos fundos do terreno, dominando a paisagem. É ali que os alunos da escola aprendem, na prática, por que o meio ambiente precisa ser respeitado e preservado. A equipe pedagógica incluiu a mata entre as atividades práticas de Educação Ambiental, uma maneira de conscientizar por meio do exemplo e da vivência cotidiana.

Desde 2009, a escola municipal trabalha com oficinas de Educação Ambiental com estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Nas oficinas, os alunos são orientados para  manter os espaços organizados e limpos utilizando o bosque, a horta e o jardim da escola, além de trabalhar com a composteira, separação do lixo orgânico e reciclável e captação da água da chuva.

Mais que colocar os alunos em contato com a natureza, a iniciativa pretende ajuda a promover a Educação Ambiental de forma transversal. De acordo com Marco Aurélio Pereira Bueno, assessor de conhecimento da área de Ciências da Natureza do Sistema Aprende Brasil, o país recicla apenas 1,28% de todo o material plástico que consome e mudar essa cultura é também papel da escola.

Marco Aurélio falou sobre o assunto de forma mais ampla em entrevista ao programa Temática na manhã desta segunda-feira (1ª). Confira na íntegra.

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais