Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Especialista aborda a Resiliência como estímulo em tempos de crise

por Ivan Sgarabotto

O evento teve como objetivo mostrar como é possível manter o equilíbrio e bem estar diante dos fatos mais negativos

Foto: Camilo Siqueira

Com o seu auditório lotado por empresários e profissionais das empresas metalmecânicas, o SIMECS realizou nesta quarta-feira, 30, importante evento sobre Resiliência. Em tempos em que a sociedade passa por uma crise econômica e política, o evento teve como objetivo mostrar como é possível manter o equilíbrio e bem estar diante dos fatos mais negativos.

Ao apresentar o evento, a psicóloga Ana Maria Rossi que dirige uma clínica em Porto Alegre, disse que resiliência é a capacidade do ser humano de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum. Com título de doutoramento em Psicologia Clínica e Comunicação Verbal, e cursos de mestrado em Comunicação de Massas e Psicologia Clínica, Ana Maria Rossi salientou que na área da administração, resiliência faz parte dos processos de gestão de mudanças.

Para as pessoas que trabalham nas organizações, elas devem ter um grande equilíbrio emocional, principalmente, para saber lidar com os problemas relacionados com o trabalho, quando as situações não ocorrem como elas esperavam. Além disso, a resiliência diz respeito à capacidade de tomar medidas que minimizam os problemas que surgem no contexto laboral.

Embora o stress seja parte inevitável do ambiente de trabalho, a resiliência protege contra os seus efeitos negativos. Portanto, a resiliência, é entendida como a capacidade dos indivíduos de se adaptar a adversidades e a reagir positivamente diante de situações estressantes, é um fator essencial para o bom desempenho profissional.

Com a implantação de estratégias focadas no ambiente e no indivíduo, a fim de aumentar a resiliência dos funcionários, as empresas podem diminuir os custos e as consequências associados ao stress, criando um ambiente mais saudável. Quando administradores e funcionários conjugam seus esforços para desenvolver uma melhor qualidade de vida, todos lucram.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais