Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Drogômetro será testado em motoristas no RS a partir deste mês

por Daniel Lucas Rodrigues

Meta é testar equipamento em 250 motoristas

Foto: Divulgação

Os testes em motoristas com equipamentos que identificam o uso de drogas a partir da saliva começam neste mês de abril no Rio Grande do Sul. Cinco dispositivos, conhecidos como drogômetros, serão testados em fiscalizações de trânsito para, depois, ser escolhido aquele que se adapta melhor à realidade brasileira.

Fabricados na Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos, os aparelhos podem identificar o uso de até oito tipo de substâncias como cocaína, maconha, metanfetaminas e tranquilizantes em apenas sete minutos. Depois, o resultado é confirmado em laboratório.

Conforme o inspetor chefe da 5ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Alfonso Willembring Jr, saúda a aplicação de mais essa ferramenta que, segundo ele, tem como principal objetivo reduzir o número de acidentes. Alfonse destaca que, infelizmente, é comum abordar algum motorista que tenha feito uso de drogas. (Confira no áudio)

Equipes de pesquisadores vão acompanhar as fiscalizações de trânsito. Após a abordagem, o condutor vai ser convidado a responder uma pesquisa e a fazer o teste do drogômetro. Caso aceite, ele será considerado voluntário da pesquisa. Se o resultado der positivo para o uso de alguma droga, o motorista não vai ser penalizado, por se tratar de um teste, e terá a identidade preservada.

A meta é fazer o teste em 250 condutores a partir de abril. Se for aprovado, o drogômetro será importado e usado em todo o Brasil.

A regulamentação para o drogômetro ainda não tem data prevista.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais