Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Defesa Civil de Guaporé registra apenas uma ocorrência

por Eduardo Cover Godinho

Em pouco mais de uma hora, mais de 80 milímetros de chuva foram registrados no município

Voluntários da Defesa Civil colaboraram na cobertura de uma residência no bairro Promorar
Foto: Defesa Civil

A cidade de Guaporé, assim como outras da região serrana, foi uma das atingidas pelo forte temporal na tarde do domingo, dia 29 de janeiro. Muita chuva e um forte vendaval, iniciado por volta das 16h30min, trouxeram preocupação para os moradores e condutores que trafegavam pelas rodovias ERS-129, 431 e 441, além das estradas vicinais que ligam a “Capital da Hospitalidade” a outros municípios. Carros foram obrigados a parar no acostamento e quem se arriscava encontrou dificuldades na trafegabilidade e muita água na pista de rolamento.

Nas áreas urbana e rural de Guaporé a preocupação era com o calor (tempo abafado e temperaturas superiores a 30º graus), seguido do temporal, o que poderia ocasionar chuva de granizo e destruição em residências e nas lavouras. Por sorte, apesar das fortes rajadas de vento e dos mais de 80 milímetros de chuva que caíram em cerca de 1h30min, não houve grandes registros e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil contabilizou uma ocorrência, assim como a guarnição do Corpo de Bombeiros.

Os voluntários da Defesa Civil colaboraram para a cobertura de uma residência no bairro Nossa Senhora da Paz (Promorar). Parte do imóvel ficou destelhado e uma lona foi colocada emergencialmente até a substituição das telhas de fibrocimento que foram danificadas pelo temporal. Foram mais de 15 m2 de lona entregues e instaladas na casa, que está localizada na rua Giolle Ghiggi. O objetivo era evitar que a água danificasse os móveis e eletrônicos e deixar a família mais tranquila.

Os bombeiros, por sua vez, atenderam uma ocorrência na rodovia ERS-129. O sargento Berton e o soldado Márcio, por volta das 17h30min, efetuaram o corte e a retirada de árvores que estavam prejudicando a trafegabilidade na via. Não houve outros chamados para atendimento e ajuda às famílias de Guaporé e municípios abrangidos pelo quartel.

Segundo a medição do Corpo de Bombeiros foram 87 mm de chuva que caíram no município durante o domingo, dia 29. A Defesa Civil contabilizou 80 mm. Os números divergem devido à localização dos aparelhos pluviométricos que medem a quantidade de água que cai na cidade. Em alguns pontos, como por exemplo, na Linha Sétima Céu Azul (interior) e Linha Sétima Baldissera (União da Serra), a chuva passou quase que imperceptível.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais