Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Dia nacional da visibilidade trans é marcado por possível preconceito em órgão público de Caxias do Sul

por Noele Scur

ONG pretende realizar manifestação silenciosa na próxima semana

Foto: cartãosus.net.br

A data que serviria de motivo para a promoção positiva de atividades da ONG Construindo Igualdade acabou resultando em boletim de ocorrência na polícia. O dia nacional da visibilidade Trans, lembrado em 29 de janeiro, foi escolhido para que um grupo de pessoas encaminhasse o cartão SUS junto à secretaria municipal da saúde na tarde de sexta-feira, 29-01. No entanto, a coordenação do setor teria negado a colocação do nome social dos usuários trans e, ainda, teria manifestado preconceito e provocação chamando as integrantes de ‘cara’ de forma pejorativa. O relato é da presidente da ONG e conselheira da saúde, Cleonice Araújo, que considera a opção do nome um direito garantido por leis nacional e estadual.

O nome social seria utilizado para que o usuário fosse chamado em público e não para modificar cadastros do sistema. O objetivo da ONG seria fazer um alerta para a falta de procura da comunidade trans em relação a acompanhamento médico. Cleonice explica o que ocorre com uma pessoa trans no momento do atendimento, caso não seja chamado pelo nome social. (Acompanhe em áudio)

O grupo chegou a falar com a secretária da saúde, Dilma Tessari, mas não foi apresentada solução. Ela iria participar de uma foto para divulgação da ONG sobre a confecção do cartão SUS no dia de ativismo mas, diante do ocorrido, os integrantes desistiram.

A reportagem contatou a assessoria e a secretária da saúde, Dilma Tessari, na tarde deste sábado (30-01) para esclarecimentos, mas não houve resposta. O fato não foi levado apenas à delegacia como discriminação, mas também ao conselho estadual de saúde e ouvidoria nacional do SUS. A ONG pretende efetuar uma manifestação silenciosa, com cartazes, em frente à secretaria na próxima semana.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais