Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Vereadores do PT denunciam falta de inspeção em bancadas de aferição do SAMAE

por Ivan Sgarabotto

Para diretor-geral da autarquia, oposição está tentando criar factoide

Foto: Reprodução

A polêmica dos hidrômetros deve ganhar um novo capítulo na tarde desta terça-feira, 29.  Os vereadores do PT vão apresentar na Câmara uma denúncia sobre as bancadas de aferição do SAMAE. Em uma vistoria realizada nesta segunda-feira, os vereadores Denise Pessoa e Rodrigo Beltrão constataram que as bancadas não passam por inspeção do Inmetro desde 12 de outubro de 2001. O órgão determina que as inspeções sejam feitas a cada 12 meses. Outra observação dos vereadores é a ausência de um engenheiro-técnico responsável pelo setor. Para Beltrão, o cenário ilustra um descaso da autarquia com a população. (Acompanhe em áudio)

O parlamentar também desaprova a postura adotada pelo SAMAE no caso envolvendo a troca de hidrômetros. Segundo Beltrão, além de não admitir críticas, a autarquia dificulta o acesso à informação.

Em contrapartida, o diretor-presidente do SAMAE contesta as denúncias dos vereadores. Para Edio Elói Frizzo, os parlamentares estão tentando criar um factoide. De acordo com ele, mesmo que a bancada de aferição do SAMAE não seja homologada pelo Inmetro, o equipamento segue os mesmos parâmetros. Frizzo garante que os laudos judiciais são feitos na bancada da Corsan, que está habilitada para o procedimento. (Acompanhe em áudio)

No final da manhã desta terça-feira, o SAMAE divulgou uma nota a respeito do assunto;

" O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) informa que no início da tarde desta segunda-feira (28.09), os vereadores Rodrigo Beltrão (PT) e Denise Pessôa (PT), acompanhados por um servidor em estágio probatório, sem aviso prévio e sem o consentimento da direção, estiveram na seção de Hidrometria da Autarquia, localizada no bairro Pio X, questionando os servidores sobre o processo de aferição dos hidrômetros, colocando em dúvida a sua integridade profissional e ética, além de inibir e constranger aqueles que se dedicam diariamente a atender aos caxienses de forma transparente e sensata.A direção do SAMAE salienta que todas as indagações feitas pelos vereadores aos servidores que estavam em horário de trabalho já foram esclarecidas no dia (14.09) em uma reunião extraordinária na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, promovida pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH), a qual ambos estiveram presentes.A denúncia dos vereadores quanto à aferição da bancada de testes dos hidrômetros já foi respondida pelo próprio diretor-presidente, Edio Elói Frizzo, em reunião no Legislativo, que deixou claro que a atual bancada é aferida pela equipe técnica e engenheiros da Autarquia, visto que todos os hidrômetros adquiridos são aferidos e lacrados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).O SAMAE esclarece que os procedimentos adotados pela Autarquia não trazem nenhum tipo de prejuízo à população, pelo contrário: seguem as mais rigorosas normas técnicas. Somente há exigência de certificação de bancadas para a realização de ensaios iniciais (hidrômetros novos) quem é fabricante, importador ou para quem realiza a reforma/manutenção de hidrômetros (Item 7 da Portaria do Inmetro 246/2000), o que não é o caso do SAMAE que adquire e instala somente hidrômetros novos já calibrados pelo fabricante e certificados pelo Inmetro.

Quanto às bancadas do SAMAE cumpre esclarecer que são do tipo volumétrico, ou seja, os ensaios são realizados através da verificação do volume escoado e medido a cada 100 litros (capacidade dos vasos), sendo possível a visualização do volume escoado. Esta situação não seria possível em bancadas comparativas ou eletrônicas, daí a obrigatoriedade da certificação para estes modelos.

Mesmo assim, a direção do SAMAE já tem verba destinada para no próximo ano comprar uma bancada de testes maior e credenciada pelo Inmetro. O SAMAE está à disposição para elucidar qualquer dúvida que for julgada necessária para esclarecer o trabalho sério que vem sendo desempenhado pelos servidores."

 

Confira as duas sonoras na sequência em "Escute a notícia", de Rodrigo Beltrão e Elói Frizzo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais