Conselho do idoso defende reavaliação do passe livre no transporte coletivo em Caxias
19 mil idosos possuem cadastro de passe livre na cidade
O Conselho Municipal do Idoso defende uma reavaliação no passe livre para idosos no transporte coletivo de Caxias do Sul. O assunto voltou a ser debatido nesta semana, a partir das declarações do prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) durante entrevista à Rádio São Francisco. Questionado sobre o tema, Alceu admitiu que a prefeitura estuda revisar as gratuidades e chegou a disparar que “em Caxias todo mundo quer andar de ônibus de graça”.
Procurada pela reportagem, a presidente do Conselho do Idoso declarou que o colegiado ainda não foi chamado para discutir mudanças, mas reforçou a opinião do prefeito. Alda Lundgreen acredita que o benefício precisa ser melhor utilizado, para não alimentar o desperdício. (Acompanhe em áudio)
O Conselho estima que a população idosa de Caxias do Sul seja de 53 mil pessoas, sendo que 19 mil possuem cadastro de passe livre junto à Visate. A presidente Alda Lundgreen faz uma ressalva: as eventuais mudanças não podem ferir nenhum direito conquistado ao longo dos anos.
Alda Lundgreen recorda que para as pessoas com mais de 65% anos, o passe livre está assegurado pelo Estatuto do Idoso, lei de abrangência nacional. Nesses casos, de acordo com ela, não é necessário nem apresentar o cartão especial da Visate, mesmo que isso seja recomendado para fins de mapeamento dos usuários.
Comentários