Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Prefeitura publica decreto que declara situação de emergência no interior de Caxias do Sul

por Isadora Helena Martins

Objetivo é viabilizar medidas para amenizar os impactos do temporal do dia 20 de setembro

Foto: Divulgação / Andréia Copini

A Prefeitura de Caxias do Sul publicou, nesta terça-feira (28), o decreto de emergência devido aos estragos causados pelos temporais e chuva de granizo, no último dia 20 de setembro.

Conforme o relatório realizado pelo Município, em parceria com entidades e sindicatos da área da agricultura, 80 propriedades localizadas em Vila Oliva, Santa Lúcia do Piaí e Galópolis sofreram danos. No documento, a Administração cita que o fenômeno ocasionou danos humanos e materiais em residências, vias públicas, equipamentos públicos diversos e na agricultura, onde foi apurado prejuízo financeiro superior a R$ 51 milhões. Em algumas propriedades, houve 100% de danos nas lavouras, principalmente de maçã, ameixa, caqui, pêssego, morango e uva. O decreto, para ser válido, precisa de homologação pelo governo do Estado e reconhecimento pela União.

A situação de emergência é declarada nas áreas dos distritos de Santa Lúcia do Piaí, Vila Oliva e Galópolis, afetadas por tempestade. A partir do decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a direção da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil nas ações para reparar os danos ocasionados pelas condições climáticas.

Na prática, o Poder Público não precisará realizar licitação para os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários afetados, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização da ocorrência. Fica proibida a prorrogação dos contratos. Por meio de decreto, as pessoas atingidas estão autorizadas a movimentar a sua conta vinculada ao FGTS, mediante comprovação de que foram lesadas pelo temporal.

Também será possível reduzir o pagamento devido do Imposto sobre a Propriedade Rural (ITR) por pessoas físicas ou jurídicas atingidas pelo desastre. Os agricultores ainda poderão renegociar dívidas do Pronaf e Proagro, o que garante a exoneração de obrigações financeiras relativas à operação de crédito rural de custeio, cuja liquidação seja dificultada pela ocorrência do fenômeno.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais