Loteamento Jardim dos Reis em Caxias do Sul passa a receber água tratada
Após 23 anos, área está sendo regularizada e ganhou rede com tarifa Subsocial
A extensão de rede entregue no último sábado (25) contempla 32 famílias beneficiadas pela Tarifa Subsocial, modalidade criada pelo Samae para viabilizar o abastecimento em loteamentos em processo de regularização fundiária.
Situado no final da Avenida Sírius, no bairro Cruzeiro, o Jardim dos Reis foi contemplado com uma extensão de 500 metros de redes de PVC 50mm e PEAD de 32mm. A água vem da Estação de Tratamento Parque da Imprensa (Sistema Faxinal).
O loteamento está reconhecido como objeto de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (Reurb-S). A partir de agora, os moradores pagam uma tarifa de R$ 20 mensais pela soma do fornecimento de água tratada e dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, desde que o consumo não ultrapasse 20 metros cúbicos por ligação a cada mês.
Diferentemente da tarifa social, que contempla consumidores de baixa renda com desconto de 50% sobre a tarifa aplicável nos primeiros 15m³, a subsocial é exclusiva para quem reside em áreas de regularização fundiária de interesse social. Esses locais são mapeados pela equipe técnica do Samae. Cada domicílio beneficiado nessa modalidade tem o consumo de água acompanhado por hidrômetro individual, garantindo controle e transparência no benefício.
O primeiro loteamento contemplado com a Tarifa Subsocial foi o Recanto das Cascatas, em Santa Bárbara de Ana Rech, onde moram cerca de 150 famílias. Lá, a implantação e adesão ainda estão em andamento, mas a realidade já é diferente. Onde antes havia mangueiras esticadas, ligações intermitentes e até briga de vizinhos, agora a água chega com frequência, qualidade e por um valor que todos podem pagar. “A vida mudou para muito melhor”, reconhece o mecânico Juarez Madruga, recentemente eleito presidente do loteamento onde reside desde 2012. O próximo loteamento contemplado será a Vila Catarina, no Desvio Rizzo.
Para participar do programa, é obrigatório que o usuário forneça informações como nome completo, CPF, endereço, núcleo habitacional, contato e número de moradores no domicílio. Todos os cadastros passam por revisão anual e, em caso de fraude, furto ou irregularidade no sistema de abastecimento, o benefício pode ser cancelado.
Os custos de implantação do sistema de abastecimento, até a efetivação da ligação domiciliar, são arcados pelo Samae, reforçando o compromisso com a universalização do acesso à água tratada em Caxias do Sul.
Comentários