Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Ana Rech e região passam a receber água do Sistema Marrecas

por Ivan Sgarabotto

Cerca de 10 mil famílias serão contempladas

Foto: Andréia Copini

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) nesta semana finalizou o período de testes para desativação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Ana Rech. A partir de agora, toda a região, incluindo mais 19 bairros e loteamentos*, totalizando cerca de 10 mil famílias, receberão água do Sistema Marrecas.

Dentre as obras que envolveram a desativação da ETA, estão a construção de uma adutora de mais de 5,6 quilômetros. A nova adutora possibilitou a ligação das redes de abastecimento de água da região de Ana Rech ao Centro de Reservação Jardim das Hortênsias, o qual recebe água diretamente da ETA Morro Alegre. Com um investimento de mais de R$ 3,3 milhões, a obra trará benefícios tanto para a população, quanto ao Samae.

Para operar uma ETA, são necessários oito servidores, mais os custos com energia elétrica e insumos para tratamento, o que eleva os gastos. Além disso, o fornecimento de água sofrerá menos interrupções.

Os motivos que levaram à desativação são, sobretudo, a redução de estrutura e de gastos, e o tempo de utilização da ETA. Inaugurada ainda na década de 1950, a estação já apresentava desgastes. Poderá ser aproveitada de melhor forma, ainda, a estrutura da ETA Morro Alegre, que possui capacidade para tratar mil litros por segundo.

*Bairros contemplados: Alpes Verdes, Ana Rech, Brasília, Jardim Adorado, Jardim da Colina, Jardim do Lago, Jardim Iracema, Lot. Solar do Prado, Lot. Vila Alpina, Lot. Visto do Sol, Marianinha de Queiroz, Parada Cristal, Santa Bárbara, Santa Rita, Santo Antônio, São Geraldo, Vila Borghese, Vila Pinheiro e Vila Primavera.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais